Seet
Sobral – 300×100

0800 da Saúde está em fase de teste em Araguaína; expectativa é agendar cerca de 15 mil consultas por mês

Agnaldo Araujo - |
Foto: Marcos Filho
o 0800 ainda está em fase de teste em Araguaína

O 0800 da saúde ainda está em fase de teste em Araguaína (TO), mas os agendamentos de consultas já podem ser feitos pelo seguinte número: 0800 401 2200, durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O agendamento é para consultas com o clínico geral que atenderá nas UBS.

Call Center funciona na Secretaria Municipal de Saúde, sendo interligado às unidades básicas de saúde através de um moderno sistema de informatização. No dia da consulta, o paciente será atendido no horário marcado, devendo chegar à UBS 15 minutos antes para realizar a triagem.

Se o paciente necessitar de atendimento com médicos especialistas, o clínico geral fará o encaminhamento para a central de regulação e, de acordo com a competência, as consultas para estes especialistas serão agendadas para o ambulatório do Estado ou do Município.

De acordo com secretário de Saúde do Município, Jean Coutinho, o atendimento do 0800 irá assegurar tranquilidade e conforto aos usuários que poderá ligar para agendar sua consulta de sua residência ou de outros locais, neste primeiro momento de telefone fixo. Informou ainda que após a fase de teste, o agendamento também poderá ser feito por meio de ligações de celulares.

O secretário acrescentou que o 0800 de Araguaína está entre os mais avançados Call Centers de teleconsultas do país e terá um diferencial com agendamento também de consultas odontológicas. “Técnicos da Saúde do Município estiveram em Goiânia e em Aparecida de Goiânia, onde já funciona o teleconsultas, para verificarem as novidades implantadas nestas cidades, para aprimorar o sistema em Araguaína”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Coutinho, para implantar o 0800 na cidade, cinco novas unidades de saúde foram construídas e todas as outras que já funcionavam no Município tiveram que passar por uma ampla reforma e reconstruções, além da informatização e interligação do sistema.

Os casos de emergência serão atendidos diretamente nos serviços de urgência do Município, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h). Os pacientes atendidos pelos programas de saúde como Hiperdia, hanseníase, tuberculose, pré-natal, saúde da mulher (PCCU), puericultura e tabagismo não serão agendados pelo 0800, sendo atendidos diretamente na unidade mais próxima da sua residência.

Cadastro nas UBS

Vale ressaltar que somente aquele cidadão que atualizar os seus dados no cadastro nas UBS é que poderá agendar as consultas via telefone.

Para realizar o cadastro, o usuário deve levar todos os documentos pessoais: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG), comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde. Para cadastrar crianças, deverão ser apresentados a Certidão de Nascimento e outros documentos, se houver.

Atendimentos

A partir da implantação do 0800 a expectativa é de que sejam agendadas aproximadamente 15 mil consultas por mês. Os atendimentos serão realizados pelos 41 médicos lotados nas UBS, sendo que destes cinco são do programa Mais Médicos, do Governo Federal. (Ascom)

Comentários pelo Facebook: