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Profissionais da região norte do Estado são capacitados sobre Ouvidoria do SUS

admin -

<span style="font-size:14px;">Os profissionais que atuam na &aacute;rea da Ouvidoria da Sa&uacute;de participaram do curso de Capacita&ccedil;&atilde;o do Sistema Informatizado OuvidorSUS – N&iacute;vel I. A capacita&ccedil;&atilde;o &eacute; voltada aos munic&iacute;pios de Couto Magalh&atilde;es, Gurupi, Para&iacute;so, Porto Nacional, Tocantin&oacute;polis, Xambio&aacute; e Hospital Regional de Aragua&iacute;na (HRA), Hospital Regional de Para&iacute;so (HRP), Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). A capacita&ccedil;&atilde;o aconteceu no Laborat&oacute;rio de Inform&aacute;tica do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, em Palmas, at&eacute; esta sexta-feira, 28.<br />
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Segundo a t&eacute;cnica do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, Jaqueline Amorim, os sistema possibilita gerar relat&oacute;rios das demandas que ir&atilde;o subsidiar o gestor para a mudan&ccedil;a nas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas.<br />
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<em>&ldquo;O cidad&atilde;o vai at&eacute; a Ouvidoria ou por telefone, cartas, caixas de sugest&otilde;es, formul&aacute;rios web pode fazer sua reclama&ccedil;&atilde;o ou dar sugest&otilde;es. Ao receber estas manifesta&ccedil;&otilde;es encaminhamos para as &aacute;reas competentes para que possam resolver a demanda. O Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de implanta a OuvidoriaSUS nos estados e assim podemos gerar relat&oacute;rios que ir&atilde;o subsidiar o gestor para a mudan&ccedil;a nas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas&rdquo;</em>, explicou<br />
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Para a t&eacute;cnica da Ouvidoria do Hospital de Para&iacute;so, Francisca Juciv&acirc;nia Galv&atilde;o, a ferramenta contribui para resolver a situa&ccedil;&atilde;o dos pacientes e lembra que o registro poder&aacute; ser feito dentro do pr&oacute;prio hospital. &ldquo;<em>O acesso a Ouvidoria da Sa&uacute;de agora ficou melhor para a popula&ccedil;&atilde;o</em>&rdquo;, destacou.<br />
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A Ouvidoria &eacute; um canal de comunica&ccedil;&atilde;o com o cidad&atilde;o, que exerce seu papel no controle social e na gest&atilde;o p&uacute;blica da sa&uacute;de com o objetivo de melhorar a qualidade dos servi&ccedil;os prestados pelo SUS.&nbsp;&nbsp; O usu&aacute;rio pode expor sua reclama&ccedil;&atilde;o ou sugest&atilde;o atrav&eacute;s do n&uacute;mero 0800 642 7200 e por meio do portal <a href="http://portalsaude.saude.gov.br/" target="_blank">http://portalsaude.saude.gov.br/</a>.</span>

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