Os educadores do Centro de Ensino Médio Dr. José Aluísio, de Araguaína (TO), apresentaram ações inovadoras em 2015, com o programa Ensino Médio Inovador (Proemi). Dentre estas atividades, destacaram-se a aula campo realizada no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins, localizado no distrito de Bielândia, município de Filadélfia e a visita de alunos à Comunidade Quilombola de Cocalinho, em Santa Fé do Araguaia.
“Essas aulas campo promoveram uma maior integração entre os alunos e mais interesse pelo conhecimento”, contou o diretor da escola Manoel Barbosa Silva. Participaram da aula no Monumento das Árvores Fossilizadas, cerca de 80 alunos, e lá, eles participaram de palestras e visitaram o campo arqueológico.
“A experiência foi muito interessante, pela história do lugar e pela descoberta dos fósseis. Percebemos que pessoas que moram próximo ao local viram e não deram a devida importância aos fósseis, enquanto, vinham pessoas de fora e começaram a levar peças para outros lugares”, ressaltou a estudante Katielen Gonçalves, de 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio. “
São fósseis que constituem uma peça chave do patrimônio científico mundial, que por meio deles se estudam as florestas, o clima e a ecologia”, disse o gestor Manoel Barbosa.
A diversidade cultural do Tocantins Outro projeto de sucesso desenvolvido pela escola, é o “
Axé Consciência Negra”, que foi coordenado pela professora Telma Santos Barbosa, com a parceria da Associação Negra Cor. Durante o ano, os alunos discutiram em sala de aula sobre a diversidade ético-racial, realizaram pesquisas e visitaram o Quilombo urbano de Muricilândia e a comunidade de Cocalinho. A estudante Larissa Cristina Silva Lima, de 17 anos, que foi à Cocalinho, ressaltou como foi importante conhecer a cultura e o cotidiano dos quilombolas. “
Ir ao local é uma forma de aprendermos mais. Conhecemos a dança do Lindô, conversamos com os moradores e vimos o local que eles moram”, disse Larissa.