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Especialista explica importância de freios ABS e airbag nos carros; itens agora são obrigatórios

admin -

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<span style="font-size:14px;">Os airbags (bolsas que inflam e amenizam o impacto da batida) e os freios antitravamento (ABS) passaram a ser obrigat&oacute;rios, a partir do dia 1&ordm; de janeiro deste ano, em todos os autom&oacute;veis produzidos no Brasil. A medida do Contran (Conselho Nacional de Tr&acirc;nsito) visa tornar os ve&iacute;culos em circula&ccedil;&atilde;o mais seguros e preparados para situa&ccedil;&otilde;es de risco.<br />
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Para esclarecer as d&uacute;vidas sobre essa mudan&ccedil;a na legisla&ccedil;&atilde;o e a real inten&ccedil;&atilde;o desta medida, o assessor direto do Detran-TO e especialista em gest&atilde;o e seguran&ccedil;a no tr&acirc;nsito, Yuri Nery de Assis, nos respondeu algumas perguntas.<br />
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<u><strong>Por que tornar os airbags e os freios &ldquo;ABS&rdquo;, itens obrigat&oacute;rios em autom&oacute;veis?</strong></u><br />
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Esta medida foi definida atrav&eacute;s de uma lei federal que foi institu&iacute;da em 2009, na qual os airbags e os freios ABS tornaram-se itens obrigat&oacute;rios em autom&oacute;veis. Estes s&atilde;o itens de seguran&ccedil;a e t&ecirc;m como objetivo tornar a experi&ecirc;ncia no tr&acirc;nsito mais segura.<br />
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Os freios antitravamento, em especial, mudam todo um conceito de dire&ccedil;&atilde;o defensiva, uma vez que n&atilde;o travam as rodas e permitem manobras mais eficazes em situa&ccedil;&otilde;es de risco. Os airbags, por sua vez, s&atilde;o equipamentos de seguran&ccedil;a que s&atilde;o ativados em caso de colis&otilde;es e amortecem o impacto.<br />
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&Eacute; importante destacar que estes equipamentos de seguran&ccedil;a j&aacute; s&atilde;o obrigat&oacute;rios h&aacute; v&aacute;rios anos em outros pa&iacute;ses.<br />
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<strong><u>Quem possui um autom&oacute;vel que n&atilde;o tem esses equipamentos de seguran&ccedil;a precisar&aacute; adequar o seu ve&iacute;culo?</u></strong><br />
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As resolu&ccedil;&otilde;es 311 e 312 do Conselho Nacional de Tr&acirc;nsito (Contran), ambas de 2009, determinam que os carros fabricados no Brasil, a partir do dia 01/01/2014, dever&atilde;o conterestes itens de seguran&ccedil;a.<br />
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Ent&atilde;o n&atilde;o &eacute; obrigat&oacute;rio que algu&eacute;m modifique o seu autom&oacute;vel para inserir os airbags e os freios antitravamento. Quem possui um modelo que n&atilde;o tem estes equipamentos poder&aacute; continuar utilizando-o.<br />
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O que essa mudan&ccedil;a na legisla&ccedil;&atilde;o garante &eacute; que, a partir de 2014, todos os autom&oacute;veis fabricados no Brasil ser&atilde;o equipados com airbags e freios ABS.<br />
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<u><strong>Como ocorreu o processo de adequa&ccedil;&atilde;o da frota de ve&iacute;culos, uma vez que a lei &eacute; de 2009?</strong></u><br />
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A partir de 2009 essas resolu&ccedil;&otilde;es come&ccedil;aram a ser incorporadas em percentuais. Assim, a cada ano uma quantidade da frota de ve&iacute;culos foi sendo adequada a essas exig&ecirc;ncias. Em 2009 apenas 8% da frota incorporou os artigos de seguran&ccedil;a, nos anos seguintes houve um avan&ccedil;o continuo e, finalmente, em 2014 temos a totalidade dos ve&iacute;culos fabricados no Brasil, dentro desses par&acirc;metros.<br />
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Isso se da tamb&eacute;m pela possibilidade de incorpora&ccedil;&atilde;o dos airbags e dos freios antitravamento, j&aacute; que alguns modelos n&atilde;o os comportam e por isso &eacute; imposs&iacute;vel que se adequem a resolu&ccedil;&atilde;o, em consequ&ecirc;ncia alguns modelos de autom&oacute;veis deixar&atilde;o de ser fabricados, como &eacute; o caso da Kombi.<br />
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<strong><u>Obrigatoriedade do Airbag no mundo</u></strong><br />
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Nos EUA, &eacute; obrigat&oacute;rio desde 1998.<br />
Na Uni&atilde;o Europeia, desde 2007 &eacute; item b&aacute;sico.<br />
Na Argentina, ser&aacute; obrigat&oacute;rio a partir de janeiro de 2014.<br />
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<u><strong>Estudos</strong></u><br />
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O freio ABS reduz de 20% a 25% o espa&ccedil;o da frenagem e evita o travamento das rodas. Na Europa, onde equipa todos os carros, pesquisas mostram que o n&uacute;mero de mortes em acidentes caiu 30%. Ainda n&atilde;o h&aacute; estudos no Brasil sobre o tema.<br />
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No caso do airbag – bolsa que infla e ameniza o impacto da batida -, estudos internacionais indicam que, em acidentes potencialmente fatais, h&aacute; 51% de chances de os ocupantes sobreviverem se estiverem com cinto e o carro tiver airbag.</span></div>

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