O avanço tecnológico e a competitividade empresarial

admin -

<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size:14px;"><strong><u>* Rog&eacute;rio Cogo</u></strong><br />
<br />
Hoje, estaremos focando um tema bastante abrangente e at&eacute; certo ponto pol&ecirc;mico para alguns profissionais conservadores: a utilidade dos sistemas de informa&ccedil;&atilde;o na estrutura das empresas. Buscaremos englobar conceitos e defini&ccedil;&otilde;es referentes &agrave; abordagem tecnol&oacute;gica, a evolu&ccedil;&atilde;o dos sistemas de informa&ccedil;&atilde;o e seu enfoque gerencial voltado &agrave; &aacute;rea decis&oacute;ria das empresas. Por fim, pretendemos real&ccedil;ar a contribui&ccedil;&atilde;o empresarial que o referido sistema pode trazer &agrave;s empresas, agindo como uma ferramenta facilitadora do processo operacional em busca da t&atilde;o almejada vantagem competitiva diante da concorr&ecirc;ncia.<br />
<br />
De um modo geral, estamos presenciando o atual avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico pelo qual passa a estrutura organizacional brasileira. A globaliza&ccedil;&atilde;o como meio de informa&ccedil;&atilde;o, proporcionou um crescimento consider&aacute;vel na &aacute;rea da informa&ccedil;&atilde;o tecnol&oacute;gica, haja vista que nos dias de hoje, por interm&eacute;dio da Internet, in&uacute;meros usu&aacute;rios se comunicam em tempo real, possibilitando um extenso fluxo de informa&ccedil;&otilde;es que, se bem trabalhado, pode agregar benef&iacute;cios entre as partes envolvidas.<br />
<br />
A evolu&ccedil;&atilde;o tecnol&oacute;gica e a necessidade de se criar ou incrementar t&eacute;cnicas j&aacute; existentes no atendimento &agrave;s necessidades do consumidor, constroem um novo modelo profissional onde a busca por resultados cada vez mais favor&aacute;veis, condiciona as empresas a vislumbrarem caminhos e mecanismos diferentes do ambiente competitivo de outros per&iacute;odos.<br />
<br />
No entanto, vemos em muitas oportunidades no atual panorama competitivo uma tecnologia da informa&ccedil;&atilde;o que n&atilde;o &eacute; devidamente explorada e, por conseq&uuml;&ecirc;ncia, n&atilde;o valorizada por in&uacute;meras empresas. Em s&iacute;ntese, vemos sistemas requintados demais em algumas estruturas empresariais e in&uacute;meros sistemas j&aacute; ultrapassados, sem utilidade em algumas empresas.<br />
<br />
A necessidade de implanta&ccedil;&atilde;o e o aperfei&ccedil;oamento dos sistemas de informa&ccedil;&atilde;o passam a ser cada vez mais via de m&atilde;o &uacute;nica para o sucesso das a&ccedil;&otilde;es e estrat&eacute;gias empresariais.<br />
<br />
As empresas mais &aacute;geis e que conseguirem estabelecer um novo tipo de relacionamento produto-consumidor, atrav&eacute;s do uso de informa&ccedil;&otilde;es, eliminando intermedia&ccedil;&otilde;es e utilizando-se de flexibilidade, ter&atilde;o maior probabilidade de &ecirc;xito no &acirc;mbito da obten&ccedil;&atilde;o da vantagem competitiva.<br />
<br />
No cotidiano, in&uacute;meras informa&ccedil;&otilde;es externas que chegam &agrave;s empresas s&atilde;o aleat&oacute;rias e devem ser filtradas em seus n&iacute;veis funcionais, ressaltando-se que todo o sistema de informa&ccedil;&atilde;o gerencial deve ser um facilitador do processo operacional dessas empresas, n&atilde;o devendo apenas mensurar ou controlar resultados e sim, colaborar no t&atilde;o complexo processo de tomada de decis&otilde;es, tendo possibilidade, por meio de a&ccedil;&otilde;es corretivas, de atingir a esperada vantagem competitiva perante a concorr&ecirc;ncia.<br />
<br />
Os sistemas de informa&ccedil;&otilde;es gerenciais s&atilde;o ferramentas essenciais de apoio &agrave; tomada de decis&otilde;es e sua perfeita, apesar de complexa utiliza&ccedil;&atilde;o, influencia positivamente na qualidade das a&ccedil;&otilde;es estrat&eacute;gicas do mais alto n&iacute;vel decis&oacute;rio das empresas, e concomitantemente no desempenho e atua&ccedil;&atilde;o das mesmas.<br />
<br />
Portanto, &eacute; indispens&aacute;vel que os sistemas gerem dados fidedignos que por conseq&uuml;&ecirc;ncia possam servir de informa&ccedil;&otilde;es &uacute;teis aos interesses operacionais e estrat&eacute;gicos empresariais.<br />
<br />
&Eacute; de suma relev&acirc;ncia mencionar o crescimento que a tecnologia de informa&ccedil;&atilde;o proporciona &agrave;s empresas, adquirindo destaque estrat&eacute;gico e tornando-se ferramenta fundamental para a alavancagem das atividades nas empresas. Cabem as empresas no ambiente globalizado, alinharem a postura da fun&ccedil;&atilde;o informa&ccedil;&atilde;o em sincronia com a vis&atilde;o da empresa, condicionando e adequando as informa&ccedil;&otilde;es disponibilizadas de acordo com as necessidades de seus clientes e usu&aacute;rios.<br />
<br />
Pense nisso e busque colocar em pr&aacute;tica!Pense nisso, busque colocar em pr&aacute;tica e at&eacute; a pr&oacute;xima semana!<br />
<br />
___________________________________<br />
<br />
<span style="font-size:12px;"><u><strong>Rog&eacute;rio Cogo</strong></u><em> &eacute; Coordenador e Professor do Curso de Administra&ccedil;&atilde;o da Faculdade Cat&oacute;lica Dom Orione de Aragua&iacute;na/TO. Mestre em Engenharia de Produ&ccedil;&atilde;o. P&oacute;s Graduado em Gest&atilde;o Empresarial e Did&aacute;tica e Metodologia do Ensino Superior. MBA em Controladoria, Auditoria e Per&iacute;cia Cont&aacute;bil. Graduado em Administra&ccedil;&atilde;o.<br />
<br />
Fa&ccedil;a a sua pergunta ou questionamento sobre o tema apresentado: <u><strong>[email protected]</strong></u></em></span></span></div>

Comentários pelo Facebook: