Seet
Sobral – 300×100

Araguaína: Pesquisa aponta que 80% dos consumidores querem presentar no Dia das Mães

admin -

<span style="font-size:14px;">Cerca de 80% dos consumidores araguainenses pretendem presentear algu&eacute;m no pr&oacute;ximo dia 10 de maio, daqui a menos de um m&ecirc;s, quando &eacute; comemorado o Dia das M&atilde;es. Em Palmas o percentual &eacute; menor que 70%. Em Gurupi o n&uacute;mero salta para 90%.<br />
<br />
Em compensa&ccedil;&atilde;o, os moradores da capital pretendem gastar mais para agradar as m&atilde;es: predominantemente entre R$ 150 e R$ 250. Os dados fazem parte da pesquisa Expectativa de Consumo – Dia das M&atilde;es 2014, desenvolvida pelo Curso de Gradua&ccedil;&atilde;o em Tecnologia Log&iacute;stica do C&acirc;mpus de Aragua&iacute;na da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Fecom&eacute;rcio-TO.<br />
<br />
O estudo revela tamb&eacute;m que os consumidores est&atilde;o em busca de descontos e promo&ccedil;&otilde;es – nos tr&ecirc;s munic&iacute;pios os fatores relativos a pre&ccedil;o foram apontados como os mais decisivos na hora da compra.<br />
<br />
Em Aragua&iacute;na e Gurupi, roupas e cal&ccedil;ados s&atilde;o os principais presentes que as m&atilde;es podem esperar no dia delas. Em Palmas, os itens de vestu&aacute;rio tamb&eacute;m lideram a inten&ccedil;&atilde;o de compra, mas na sequ&ecirc;ncia ao inv&eacute;s de cal&ccedil;ados aparecem mais op&ccedil;&otilde;es como perfumes e cosm&eacute;ticos (12%), joias e bijuterias (11,3%), e bolsas e acess&oacute;rios (8,7%), n&atilde;o t&atilde;o citadas nos outros munic&iacute;pios apurados. Outra diferen&ccedil;a indicativa de comportamento &eacute; que enquanto no interior mais da metade dos consumidores informaram que preferem se endividar pouco e pagar, prioritariamente, em dinheiro, na capital a primeira op&ccedil;&atilde;o como forma de pagamento &eacute; o cart&atilde;o de cr&eacute;dito (25,3%).<br />
<br />
Para a pesquisa sobre a tend&ecirc;ncia de consumo para o Dia das M&atilde;es foram entrevistadas 400 pessoas em cada um dos tr&ecirc;s munic&iacute;pios entre os dias 1&deg; e 4 de abril. A margem de erro &eacute; de 5% para mais ou para menos. Confira nos links, na &iacute;ntegra, os resultados obtidos em Palmas, Aragua&iacute;na e Gurupi.<br />
<br />
O objetivo da divulga&ccedil;&atilde;o &eacute; oferecer aos comerciantes locais subs&iacute;dios para o planejamento de vendas nas principais datas comemorativas do ano. &quot;Com base nesse perfil de consumo os empres&aacute;rios podem direcionar suas vendas para aquilo que os consumidores est&atilde;o dispostos a comprar&quot;, explica o coordenador do estudo, professor Delson Gomes.<br />
<br />
<u><strong>Pr&oacute;ximas pesquisas</strong></u> – No dia 19 de maio est&aacute; prevista a divulga&ccedil;&atilde;o da expectativa de consumo para o Dia dos Namorados (12 de junho) na capital Palmas e tamb&eacute;m em Gurupi e Aragua&iacute;na.<br />
<br />
At&eacute; o fim deste ano ainda ser&atilde;o feitos estudos sobre a tend&ecirc;ncia de compras para o Dia dos Pais (10 de agosto), o Dia das Crian&ccedil;as (12 de outubro) e o Natal (25 de dezembro). Todas essas pesquisas s&atilde;o feitas com a colabora&ccedil;&atilde;o de alunos do Curso e Tecnologia Log&iacute;stica da UFT e &aacute;reas afins.</span>

Comentários pelo Facebook: