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Bancos são acusados de dificultar pagamento antecipado de crédito

admin -

<span style="font-size:14px;">Centenas de clientes de bancos e financeiras est&atilde;o enfrentando dificuldades para fazer o pagamento antecipado de empr&eacute;stimos. A liquida&ccedil;&atilde;o antecipada ocorre quando o cliente faz o pagamento total ou parcial da d&iacute;vida antes do vencimento, com dinheiro pr&oacute;prio ou por transfer&ecirc;ncia de recursos de outro banco para fazer a portabilidade do empr&eacute;stimo. Com o pagamento antecipado, h&aacute; redu&ccedil;&atilde;o proporcional dos juros.<br />
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De acordo com o Banco Central (BC), somente em junho, nove clientes registraram reclama&ccedil;&otilde;es no &oacute;rg&atilde;o por n&atilde;o terem conseguido fazer a liquida&ccedil;&atilde;o antecipada. Al&eacute;m desses, 160 clientes banc&aacute;rios reclamaram de ter sido negada injustificadamente a portabilidade de cr&eacute;dito consignado. Mais 26 reclama&ccedil;&otilde;es foram feitas relacionadas &agrave; portabilidade de opera&ccedil;&otilde;es de cr&eacute;dito.<br />
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J&aacute; a Associa&ccedil;&atilde;o de Consumidores Proteste recebeu 134 reclama&ccedil;&otilde;es de consumidores relacionadas a dificuldades para quita&ccedil;&atilde;o antecipada de d&eacute;bitos, nos &uacute;ltimos 12 meses. Por conta das reclama&ccedil;&otilde;es dos associados, a coordenadora institucional da entidade, Maria In&ecirc;s Dolci, disse que a associa&ccedil;&atilde;o decidiu entrar com duas a&ccedil;&otilde;es na Justi&ccedil;a de S&atilde;o Paulo contra o Banco BMG e a BV Financeira pedindo indeniza&ccedil;&atilde;o por danos materiais e morais coletivos aos consumidores que n&atilde;o conseguiram a quita&ccedil;&atilde;o antecipada de financiamento.<br />
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&ldquo;Decidimos entrar na Justi&ccedil;a contra essas duas institui&ccedil;&otilde;es porque s&atilde;o as que mais dificultam a liquida&ccedil;&atilde;o antecipada&rdquo;, disse. Em outros casos, segundo ela, houve negocia&ccedil;&atilde;o com as institui&ccedil;&otilde;es financeiras para resolver os problemas. &ldquo;Selecionamos os dois que mais burocratizam na hora de fazer a liquida&ccedil;&atilde;o. Eles n&atilde;o d&atilde;o resposta ou demoram para responder, n&atilde;o emitem o boleto para pagamento&rdquo;, disse Maria In&ecirc;s.<br />
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Por meio da assessoria de imprensa, o Banco BMG informou que n&atilde;o foi notificado sobre a a&ccedil;&atilde;o movida pela Proteste e que apresentar&aacute; as informa&ccedil;&otilde;es &agrave; Justi&ccedil;a t&atilde;o logo seja solicitado. &ldquo;O Banco BMG esclarece que se empenha de forma incans&aacute;vel para oferecer o melhor atendimento e age de forma imediata para sanar quaisquer d&uacute;vidas ou pend&ecirc;ncias de seus clientes, obedecendo a legisla&ccedil;&atilde;o aplic&aacute;vel&rdquo;, disse a institui&ccedil;&atilde;o, em nota.<br />
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A BV Financeira tamb&eacute;m disse que n&atilde;o foi notificada e n&atilde;o tem informa&ccedil;&otilde;es sobre os casos espec&iacute;ficos. &ldquo;Gostar&iacute;amos de destacar, no entanto, que permanecemos &agrave; disposi&ccedil;&atilde;o de todos os clientes por meio de nossos canais de atendimento, a central de relacionamento no 3003 1616 (capitais e regi&otilde;es metropolitanas) ou no 0800 701 8600 (demais localidades)&rdquo;, informou em nota.<br />
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De acordo com a legisla&ccedil;&atilde;o, as institui&ccedil;&otilde;es financeiras s&atilde;o obrigadas a fornecer, em at&eacute; um dia &uacute;til, contado a partir da data da solicita&ccedil;&atilde;o, as informa&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias para fazer a portabilidade de cr&eacute;dito, como o n&uacute;mero do contrato, o saldo devedor atualizado, taxas de juros e prazos remanescentes. Caso a institui&ccedil;&atilde;o n&atilde;o preste as informa&ccedil;&otilde;es requeridas, a orienta&ccedil;&atilde;o do BC &eacute; procurar inicialmente a ouvidoria do banco, que tem at&eacute; 15 dias para dar resposta.</span>

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