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VLI investirá R$ 129 milhões em obras do Terminal Integrador de Porto Nacional

admin -

<span style="font-size:14px;">A VLI, empresa de log&iacute;stica integrada com atividades em ferrovias, terminais integradores e portu&aacute;rios, iniciou as obras de um novo terminal intermodal para transbordo e armazenagem de gr&atilde;os em Porto Nacional, cidade tocantinense. Ser&atilde;o investidos R$ 129 milh&otilde;es no empreendimento que se ligar&aacute; a Ferrovia Norte Sul, na rota agr&iacute;cola do corredor log&iacute;stico Centro-Norte, com destino &agrave; exporta&ccedil;&atilde;o pelo Porto do Itaqui, em S&atilde;o Lu&iacute;s, no Maranh&atilde;o.<br />
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Ocupando 600 mil m&sup2; de um terreno total de 2,2 milh&otilde;es m&sup2;, o Terminal Integrador Porto Nacional faz parte de uma s&eacute;rie de investimentos da VLI no corredor Centro-Norte para transformar a log&iacute;stica da regi&atilde;o e alavancar a produ&ccedil;&atilde;o dessa nova fronteira agr&iacute;cola brasileira. O empreendimento ter&aacute; capacidade de armazenar at&eacute; 60 mil toneladas de gr&atilde;os e movimentar 2,6 milh&otilde;es de toneladas do produto por ano. J&aacute; em andamento, a previs&atilde;o de conclus&atilde;o das obras e in&iacute;cio da opera&ccedil;&atilde;o &eacute; para 2016. A iniciativa ir&aacute; gerar cerca de 590 empregos durante a constru&ccedil;&atilde;o e 200 a partir do seu funcionamento.<br />
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<strong><u>Estrutura</u></strong><br />
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O TI Porto Nacional segue o modelo dos terminais multimodais implantados pela VLI em outras regi&otilde;es do pa&iacute;s, que funcionam como polos concentradores de carga, aumentando a agilidade do escoamento de cargas pela ferrovia at&eacute; o porto. O projeto contempla a constru&ccedil;&atilde;o de uma pera ferrovi&aacute;ria interligada a ferrovia Norte Sul, uma moderna solu&ccedil;&atilde;o log&iacute;stica em formato circular que permite o transbordo da carga sem necessidade de desmembrar o trem.<br />
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Com equipamentos de alta tecnologia e controle da estrutura automatizado, o terminal contar&aacute; ainda com um armaz&eacute;m para gr&atilde;os, silo pulm&atilde;o, balan&ccedil;as rodovi&aacute;rias e ferrovi&aacute;rias, tr&ecirc;s tombadores para caminh&otilde;es, tulha ferrovi&aacute;ria para carregamento de dois vag&otilde;es simultaneamente, pr&eacute;dio para classifica&ccedil;&atilde;o de gr&atilde;os e &aacute;rea administrativa.<br />
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<strong><u>Rota agr&iacute;cola e crescimento</u></strong><br />
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O objetivo do TI Porto Nacional &eacute; atender a demanda crescente de exporta&ccedil;&atilde;o de gr&atilde;os pelo Porto do Itaqui, na capital maranhense, principalmente, com a entrada do TEGRAM. A carga, origin&aacute;ria nas regi&otilde;es produtoras do Maranh&atilde;o, Tocantins, Bahia e Piau&iacute;, chegar&aacute; de caminh&atilde;o at&eacute; o terminal e de l&aacute; seguir&aacute; transportada pela FNS, tamb&eacute;m controlada pela VLI, para o Porto do Itaqui, com destino &agrave; exporta&ccedil;&atilde;o. Isso tornar&aacute; a log&iacute;stica de escoamento mais &aacute;gil e eficiente, al&eacute;m de contribuir para a redu&ccedil;&atilde;o de aproximadamente 400 caminh&otilde;es por dia com destino ao porto das estradas.<br />
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Seguindo a estrat&eacute;gia de crescimento no corredor Centro-Norte, a VLI ainda prev&ecirc; a constru&ccedil;&atilde;o de mais um terminal no Estado, em Palmeirante, onde a empresa j&aacute; possui uma estrutura de transbordo de gr&atilde;os. O empreendimento demandar&aacute; R$ 135 milh&otilde;es e ter&aacute; capacidade para armazenar 90 mil toneladas de gr&atilde;os e movimentar 3,4 milh&otilde;es de toneladas por ano. A previs&atilde;o &eacute; que at&eacute; o final desse ano as obras tamb&eacute;m sejam iniciadas.<br />
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<u><strong>Sobre a VLI</strong></u><br />
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A VLI tem o compromisso de apoiar a transforma&ccedil;&atilde;o da log&iacute;stica no Pa&iacute;s, por meio da integra&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atl&acirc;ntica (FCA), al&eacute;m de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferrovi&aacute;rio, e terminais portu&aacute;rios situados em eixos estrat&eacute;gicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), S&atilde;o Lu&iacute;s (MA) e Vit&oacute;ria (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regi&otilde;es Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.</span>

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