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Secretário defende educação aliada ao desenvolvimento regional focado em oito regiões administrativas

admin -

<span style="font-size:14px;">O secret&aacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o do Tocantins, Ad&atilde;o Francisco de Oliveira, defendeu um processo educacional regionalizado, voltado para as potencialidades locais e focado em oito regi&otilde;es administrativas. &ldquo;<em>As escolas precisam trabalhar os instrumentos da riqueza que est&aacute; na regi&atilde;o para fomentar o desenvolvimento regional</em>&rdquo;, disse o secret&aacute;rio, durante encontros na &uacute;ltima quinta-feira (2) &nbsp;com diretores de escolas, na Regional de Educa&ccedil;&atilde;o de Tocantin&oacute;polis, e com estudantes e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT).<br />
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Ad&atilde;o Francisco fez um chamamento aos educadores e estudantes para que incorporem os preceitos da educa&ccedil;&atilde;o integral e humanizada que, segundo ele, &eacute; o instrumento principal para se alcan&ccedil;ar o ensino de qualidade com crescimento econ&ocirc;mico sustent&aacute;vel e voltado para as comunidades locais. <em>&ldquo;O povo do Bico do Papagaio deve ser tratado com suas especificidades. Esta &eacute; uma regi&atilde;o de camponeses, de vilas e assentamentos rurais, que precisam receber aten&ccedil;&atilde;o adequada</em>&rdquo;, disse o secret&aacute;rio.<br />
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No encontro com os educadores da Regional de Tocantin&oacute;polis, o secret&aacute;rio e equipe presenciaram apresenta&ccedil;&otilde;es art&iacute;sticas e culturais de alunos da rede estadual e conheceu experi&ecirc;ncias de sucesso nas escolas. A Escola Estadual de Tempo Integral Professora Aldenora Alves apresentou como novidade interven&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas e administrativas, a exemplo da organiza&ccedil;&atilde;o sistematizada da rotina escolar e a implementa&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias metodol&oacute;gicas, com foco na leitura, produ&ccedil;&atilde;o e racioc&iacute;nio l&oacute;gico, bem como no monitoramento do processo de ensino e aprendizagem.<br />
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A Escola Estadual de Tempo Integral Darcy Marinho apresentou bons resultados de a&ccedil;&otilde;es a partir da implanta&ccedil;&atilde;o do Programa de Ensino M&eacute;dio Inovador (ProEMI). O professor &Iacute;talo Costa Silveira destacou os macrocampos trabalhados em 2014, com destaque para as artes e o resgate hist&oacute;rico e cultural do munic&iacute;pio de Tocantin&oacute;polis. O trabalho resultou na eleva&ccedil;&atilde;o do &Iacute;ndice de Desenvolvimento do Ensino B&aacute;sico (IDEB) da escola Darcy Marinho. <em>&ldquo;Esta &eacute; a primeira vez que um secret&aacute;rio vem t&atilde;o cedo &agrave; nossa regional conhecer a realidade e apresentar um novo projeto inovador para a educa&ccedil;&atilde;o do Tocantins&rdquo;,</em> disse o diretor regional de ensino, Dorismar Carvalho de Sousa.<br />
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<u><strong>Encontro na UFT</strong></u><br />
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Na palestra no Campus da UFT em Tocantin&oacute;polis, organizada pelas coordena&ccedil;&otilde;es dos cursos de Pegagogia, Ci&ecirc;ncias Sociais e Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, o secret&aacute;rio Ad&atilde;o Francisco destacou o desenvolvimento de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas na regi&atilde;o nas &aacute;reas de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econ&ocirc;mico. O secret&aacute;rio defendeu a inclus&atilde;o nas escolas do ensino de hist&oacute;ria e cultura africana e ainda um novo conceito para as escolas do campo. &ldquo;<em>Vamos construir escolas de refer&ecirc;ncia no campo e levar o conhecimento que ir&aacute; transformar a realidade de comunidades hoje isoladas&rdquo;</em>, finalizou o secret&aacute;rio.</span>

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