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Estilo de vida mais ativo traz saúde e felicidade, afirma médico

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<span style="font-size:14px;">&#8203;&#8203;Evid&ecirc;ncias cient&iacute;ficas mostram que pessoas com um estilo de vida ativo s&atilde;o mais saud&aacute;veis e felizes. Por outro lado, pesquisas apontam que o sedentarismo hoje j&aacute; mata mais do que o tabagismo &ndash; 5,3 milh&otilde;es de mortes contra 5,1 milh&otilde;es. Al&eacute;m de diminuir as chances de desenvolver doen&ccedil;as graves, a atividade f&iacute;sica contribui para o equil&iacute;brio entre o consumo e o gasto de calorias.<br />
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<em>&ldquo;Hoje temos uma s&eacute;rie de mudan&ccedil;as tecnol&oacute;gicas que facilitam nosso trabalho, mas que fazem com que as pessoas andem menos e fa&ccedil;am menos atividades f&iacute;sicas. Mas, mesmo diante desse cen&aacute;rio, &eacute; poss&iacute;vel ter um dia a dia mais ativo&rdquo;</em>, ressalta o cardiologista e m&eacute;dico do esporte Daniel Kopiler.<br />
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Para quem n&atilde;o pode se dedicar regularmente a um exerc&iacute;cio f&iacute;sico, algumas mudan&ccedil;as no estilo de vida podem ajudar a incluir mais movimento na rotina. Segundo Kopiler, toda atividade f&iacute;sica traz benef&iacute;cios para a sa&uacute;de e as de baixa intensidade contribuem para o gasto de energia e podem ser praticadas por qualquer pessoa, mesmo as sedent&aacute;rias.<br />
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Quem tem cachorro em casa, por exemplo, pode fazer dele um importante aliado numa caminhada de 30 minutos. Para quem trabalha ou mora em pr&eacute;dio, abdicar do elevador e subir alguns andares de escada &eacute; uma mudan&ccedil;a de comportamento importante para se gastar energia, al&eacute;m de estimular os m&uacute;sculos. Descer do &ocirc;nibus dois pontos antes ou andar para peg&aacute;-lo no ponto seguinte estimula o funcionamento do cora&ccedil;&atilde;o e dos m&uacute;sculos da perna. Adotar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, al&eacute;m de contribuir para um mundo mais sustent&aacute;vel, tamb&eacute;m queima muitas calorias.<br />
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Para Kopiler, uma pessoa que mant&eacute;m esses h&aacute;bitos certamente ter&aacute; uma condi&ccedil;&atilde;o f&iacute;sica superior &agrave; de quem &eacute; sedent&aacute;rio. <em>&ldquo;O ideal &eacute; a pr&aacute;tica de atividade aer&oacute;bia por cerca de 30 minutos, de cinco a sete vezes por semana. Mas, para quem n&atilde;o tem essa disponibilidade, fazer alguns exerc&iacute;cios simples no dia a dia j&aacute; diminui os riscos cardiovasculares e melhora a qualidade de vida</em>&rdquo;, avalia.<br />
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Para quem quer emagrecer, a mudan&ccedil;a tem que ser um pouco mais precisa. <em>&ldquo;Para perder peso, a pessoa precisa gastar mais calorias do que consome na alimenta&ccedil;&atilde;o di&aacute;ria. Por isso a atividade f&iacute;sica regular &eacute; muito importante&rdquo;,</em> refor&ccedil;a Kopiler.</span>

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