Acadêmico cria aplicativo para ajudar estudantes e professores em matemática

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Acadêmico Denilson Araújo

Denilson Araújo Campos está concluindo o curso de matemática na Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias, e criou um aplicativo para o sistema Android (usado em celulares smartphones) com o objetivo de auxiliar os alunos do 9º ano e também professores.

A criação surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Denilson. O aplicativo serve para utilizar as fórmulas do Teorema de Pitágoras, fórmula de Bháskara e cálculo de algumas áreas de figuras planas. O app, que leva o nome de ‘Simplificando’, teve o projeto orientado pela professora Maria Emília da Silva.

De acordo com a orientadora, o ‘Simplificando’ auxilia o aluno na resolução de exercícios, nos quais são exibidos passo a passo. Ela também relatou que, devido a existência de professores ainda leigos na área da tecnologia, o aplicativo foi desenvolvido de maneira clara e intuitiva, tornando-se fácil para o manuseio do professor e também do aluno.

Para desenvolver o aplicativo, foram utilizados softwares como o Windows 10, Atom 1.20.1, Ionic 3 e o dispositivo de teste, o próprio celular. O aplicativo está disponível na área de aplicativos da Google Play e pode ser baixado clicando aqui.

Denilson Araújo disse que vai continuar a desenvolver o app, agregando mais fórmulas e gráficos, como uma forma de incentivo aos professores do ensino fundamental para que possam trabalhar também com a tecnologia disponível para celulares.

Comentários pelo Facebook: