Sobral – 300×100
Seet

Adapec apreende 4,8 toneladas de peixes em decomposição transportados para consumo

Agnaldo Araujo -
Foto: Adapec
Os peixes foram destruídos em aterro sanitário

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu 4,8 toneladas de peixes sem inspeção e em processo de decomposição na barreira fixa de Araguatins, no extremo norte do Tocantins. A apreensão ocorreu na madrugada desta segunda-feira (11) durante fiscalização de rotina.

Os produtos estavam sendo transportados de Santa Catarina para o Estado do Pará. A empresa foi notificada e multada em R$ 5 mil. Os produtos foram apreendidos e destruídos no aterro sanitário do município por serem impróprios para o consumo.

“Durante a abordagem, verificamos diversas irregularidades no transporte e no armazenamento do produto, uma vez que os peixes são muito perecíveis. Além disso, não havia documentação sanitária que assegurava a idoneidade do alimento, colocando em risco a saúde dos consumidores”, disse o supervisor técnico da área animal da Adapec, Ivalto Lázaro Pereira Júnior.

Conforme a Adapec, as empresas que desejarem comercializar produtos de origem animal têm três opções de registros, são eles: o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Federal (SIF). Cada um tem abrangência territorial de comercialização distinta.

Comentários pelo Facebook: