Sobral – 300×100
Seet

Agentes mirins de trânsito orientam motoristas e pedestres em Araguaína

Agnaldo Araujo -
Foto: Marcos Filho
A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira na Cônego João Lima

Os estudantes da Escola Municipal Dr. Simão Lutz se tornaram agentes mirins de trânsito na manhã desta quinta-feira (07/04) e foram às ruas de Araguaína para conscientizar e orientar motoristas e pedestres sobre educação no trânsito.

Os alunos fizerem seu trabalho entusiasmados. O agente mirim Johnathan Alves Ferreira Silva Júnior foi um dos apontou as principais infrações que os motoristas araguainenses cometem no trânsito. “Percebi que eles (motociclistas) não tão abaixando a viseira, não tão colocando o cinto de segurança, tão falando no telefone, tão com calçados inapropriados”, afirmou.

Outro aluno, Saulo Daniel é agente mirim e também participou da blitz educativa. Saulo comentou que alguns motoristas entenderam a conscientização por meio da Multa Moral, mas outros nem tanto. “Tem uns que cumprimentam, tem uns que não obedecem, tem os motoqueiros que a gente fala pra eles baixar a viseira, mas não baixam”, explicou o agente mirim.

E Saulo aproveitou para mandar um recado para os motoristas. “O recado que dou é para sempre usarem o cinto, não ficarem falando no celular no trânsito”, finalizou.

AMTT

O coordenador de Educação no Trânsito da AMTT, Robert Delmondes, explicou que os agentes mirins tiveram a parte teórica na escola sobre as principais infrações de trânsito. “Eles têm captado a mensagem e passado também aos condutores e à grande maioria tem gostado e aprovado a ideia dos agentes mirins”, ressaltou.

Os agentes mirins são estudantes da Rede Municipal de Ensino que receberam capacitação para atuarem nas ruas da cidade, acompanhando os agentes de trânsito, e que, caso encontrem alguma infração, vão aplicar a Multa Moral.

Próxima ação 

A próxima ação do Projeto “Transitando nas Escolas” será realizada na Escola Municipal Benedito Canuto Braga, no Setor Couto Magalhães, no próximo dia 19. Os alunos selecionados para serem agentes mirins vão participar de uma atividade dentro da escola, disseminando o conhecimento sobre educação no trânsito, onde será montada uma minicidade. E no dia seguinte, 20, os agentes sairão às ruas da cidade, acompanhados pelos agentes de trânsito, colocando em prática o que aprenderam.
Projeto 

O Projeto Transitando nas Escolas tem como parceiros a Secretaria Municipal da Saúde; Procuradoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF); Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e outros.

Dentre 10.815 alunos da rede municipal de ensino, foram escolhidos 400 crianças, entre 4 e 10 anos, que passarão por uma capacitação e vão receber kits de agentes mirins, participando, desta forma, das ações de conscientização no trânsito de Araguaína voluntariamente.

Comentários pelo Facebook: