Seet
Sobral – 300×100

Água de nascente de córrego recuperada será usada para irrigar o Parque Cimba

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
A recuperação da nascente servirá para captação de água que vai irrigar o Parque Cimba

A água usada para irrigar a grama do Parque Cimba, em Araguaína (TO), será da nascente do Córrego Canindé, que foi recuperada e forma um lago de 81 metros de comprimento e 2,6 mil metros quadrados de área. O parque está com 90% do projeto de irrigação implantado para manter o verde da grama durante todo o ano. As obras de drenagem para contenção da água da chuva e escoamento já estão concluídas.

Com a construção da casa da máquina, que está em andamento totalizando 80% de conclusão, ao lado da nascente, a água será levada por duas bombas que ficarão dentro da casa e repassada pelos vários tubos subterrâneos, chegando aos aspersores de água instalados. Tudo isso programado e ajustado por um painel de controle.

Além da irrigação, também foram feitas obras de drenagem, com implantação de bueiros e canaletas, que impedem a invasão de água nos estacionamentos e erosões, além de duas grandes bocas de lobo duplas com grelhas de proteção, que evita entupimentos e leva apenas a água.

No total, são 466 aspersores implantados por todo o parque. As etapas do processo de implantação do projeto de irrigação começam cavando os locais estratégicos, em seguida é feito uma limpeza e medição das áreas, depois encaixamento de colas, instalação dos aspersores e por fim o acabamento.

“Muitos moradores que passeiam por aqui perguntam o que estamos fazendo, e eu digo que é um trabalho para a grama continuar verdinha, eles elogiam e dão um ‘sorrisão’! ”, disse o técnico Rafael Brito, que está instalando os aspersores.

Recuperação de nascentes

A prefeitura afirmou que, desde 2013, vem realizando um trabalho minucioso para catalogar mais de 140 nascentes que estão dentro do perímetro urbano. A partir desse trabalho, estão sendo realizadas ações para a despoluição e recuperação dessas nascentes, promovendo também o envolvimento da comunidade sobre a importância da preservação ambiental desses locais. (Fernanda de Alcantara).

Comentários pelo Facebook: