Seet
Sobral – 300×100

Água escura no Rio Lontra preocupa moradores; suspeita é de esgoto sem tratamento

Agnaldo Araujo - |
Foto: AF Notícias
A água do Rio Lontra está apresentando uma coloração escura

Márcia Costa//AF Notícias

Moradores do bairro JK, juntamente com a Associação Salve o Rio Lontra, estão preocupados com o rio que novamente está com a água apresentando uma coloração fora do normal, em Araguaína. Fotos mostram a água totalmente escura e, segundo ribeirinhos, o motivo é o esgoto não tratado que tem sido jogado constantemente no rio.

Os moradores disseram que a coloração escura começou ainda no mês passado e tem piorado por causa do nível da água que reduziu neste verão. Outro fator é o mau cheiro que tem trazido desconforto para quem mora às margens do rio. Mas apesar dos problemas apresentados, crianças ainda se arriscam banhando na água escura, o que pode ocasionar algum tipo de doença.

“Estamos preocupados, pois do jeito que está e sem a justiça tomar providência vamos acabar perdendo esse rio. Nosso querido Rio Lontra está acabando, sendo destruído. Todo ano morre grande quantidade de peixes por causa do esgoto que é lançado sem nenhum ou quase nenhum tratamento nos afluentes. O pior é que os órgãos competentes que deviam punir e proibir os responsáveis pela poluição faz é liberar para jogar os esgotos dentro do rio. Daqui mais alguns anos não teremos mais o Lontra”, disse a moradora Ilza Beth.

Várias denúncias foram feitas ao Ministério Público Estadual sobre a poluição e contra o esgoto despejado no Rio Lontra. A Câmara de Araguaína também criou uma Comissão para investigar as causas da poluição que provocou a mortandade de centenas de peixes. Audiências foram realizadas, porém ainda não houve nenhuma solução concreta para salvar o rio.

OUTRO LADO

Em nota, a empresa BRK Ambiental, responsável pelo tratamento de água na cidade, afirmou que o lançamento de esgoto tratado pela Estação Neblina atende à legislação e é mantida sob constante monitoramento para garantir sua regularidade.

“Entretanto, conforme a empresa vem denunciando desde o início do ano aos órgãos ambientais, dezenas de casos já apontados de despejo de esgoto não tratado por residências e instituições, além de captações irregulares de água, às margens do Rio Lontra prejudicam não só a eficiência do trabalho de saneamento básico como impactam o curso de água antes e depois do lançamento da concessionária”, disse.

A BRK Ambiental afirmou também que já alertou os órgãos responsáveis pela fiscalização e prepara a apresentação de um estudo técnico que aponta as evidências destas contribuições negativas.

Foto: AF Notícias
Moradores dizem que o rio poderá acabar num futuro próximo
Foto: AF Notícias
Mesmo com a coloração escura da água, algumas crianças se arriscam e tomam banho

Comentários pelo Facebook: