Alerta amarelo para chuvas intensas em todo o Tocantins, aponta Meteorologia

Agnaldo Araujo - |
Foto: Giovanni Pereira
O alerta se estende até esta secta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para todo o Tocantins entre as 12 horas desta quinta-feira (22) até as 10h desta sexta-feira (23) para os perigos decorrentes de chuvas intensas. Além do Tocantins, outros Estado vizinhos também integram a área em alerta.

A classificação amarela apresenta potencial perigo à população. O Inmet orienta as pessoas a terem cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico e que todos mantenham-se informados sobre as condições meteorológicas previstas e não corram riscos desnecessários.

Conforme o Inmet, a chuva nesse período fica entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 Km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na manhã desta quinta-feira, a cidade de Araguaína, no norte do Estado, registrou uma longa chuva durante quase toda a manhã.

Confira aqui toda a área que integra o alerta.

Instruções 

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Para mais orientações, o Inmet recomenda que as pessoas procurem a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

VEJA MAIS…

Saiba como evitar transtornos causados na rede elétrica pelas chuvas de verão

Comentários pelo Facebook: