Seet
Sobral – 300×100

Ananás e Goiatins tiram nota zero em transparência dos gastos ao cidadão

Agnaldo Araujo - | - 564 views
Foto: Divulgação
Ranking da transparência

As cidades de Ananás e Goiatins estão entre as nove do Tocantins que tiraram nota zero em transparência, na avaliação da Controladoria Geral da União (CGU). As outras cidades que também estão na mesma situação são: Augustinópolis, Chapada de Areia, Combinado, Fortaleza do Tabocão, Lagoa da Tocantins, Novo Alegre, Santa Rita do Tocantins.

A cidade com a melhor posição foi Santa Rita do Tocantins, com nota 9,72. Palmas ficou na 5ª posição, com 8,75. Araguaína não foi avaliada. Ao todo, foram analisadas 87 cidades do Estado das 139 existentes.

Para chegar a nota final, a Escala Brasil Transparente (EBT) analisa 12 quesitos no enquadramento das prefeituras na Lei de Acesso a Informação (LAI) e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão. Cada quesito recebe nota de 0 a 10 e o resultado final é a média dessas notas.

Para coletar os dados, auditores do Ministério da Transparência solicitam, sem se identificar, informações para os entes. Os pedidos são compostos por quatro perguntas, separadas pelos seguintes temas: saúde, educação, assistência social e regulamentação da LAI. Em paralelo, também é realizada pesquisa nos sites oficiais, para verificar o cumprimento às normas legais.

Veja a notas das outras cidades aqui.

Comentários pelo Facebook: