Seet
Sobral – 300×100

Índios da etnia apinajé fazem manifestação pelas ruas de Tocantinópolis

Mara Santos - |
Foto: Dirceu Leno/Divulgação
Indígenas seguiram pelas ruas de Tocantinópolis reivindicando atenção do Poder Público

Indígenas da etnia Apinajé realizaram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (17/03), pelas ruas de Tocantinópolis. Com faixas e cartazes, eles se manifestaram pacificamente reivindicarando melhorias na educação, infraestrutura, saúde e esporte. Segundo a assessoria da Prefeitura de Tocantinópolis, é a primeira vez que os indígenas saem em protesto pelas ruas da cidade.

Foto: Dirceu Leno/Divulgação
Prefeito conversou com os indígenas e se comprometeu a atender a algumas reivindicações

O prefeito Fabion Gomes (PR) recebeu os indígenas à frente da Prefeitura e ouviu suas reivindicações. O prefeito se comprometeu a implantar uma escola para absorver as crianças indígenas de até seis anos de idade.

Sobre a pavimentação da rodovia que dá acesso à aldeia, a TO-126, o prefeito afirmou que não é responsabilidade da gestão municipal, sendo competência do Estado e da Fundação Nacional do Índio (Funai), como também a saúde na aldeia, que ele informou ser de competência da Funai e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). “Quando chega aqui no hospital, a responsabilidade já é do município”, ressaltou Gomes.

A Prefeitura se comprometeu ainda em ajudar com o petróleo e duas caçambas na revitalização das estradas que interligam as aldeias.

Comentários pelo Facebook: