Tecnologia

Aplicativo auxilia advogados e tira dúvidas da população sobre processos judiciais

Por Agnaldo Araujo
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08/06/2017 15h36 - Atualizado há 5 anos
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o Brasil tem hoje mais de 102 milhões de processos em tramitação. Já o número de advogados chegou a um milhão em 2016 (Conselho Federal da OAB). No meio deste volume, um mar de pessoas ansiosas para o fim de suas questões judiciais, que gostariam de acompanhar tudo de maneira mais próxima, mas que esbarravam na burocracia. Foi em cima deste cenário que a Tikal Tech, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para a área jurídica e problemas de mercado, criou a plataforma SeuProcesso. O objetivo é tão simples quanto o uso do sistema: ajudar o cidadão e pequenas empresas na identificação, acompanhamento e esclarecimento de dúvidas sobre processos em poucos cliques. Basta clicar no link aqui, preencher um cadastro que pede apenas o nome, um endereço de e-mail válido e o registro de uma senha. Na sequência, o usuário inclui o número do processo. Caso não tenha o número, é possível seguir apenas com o nome da parte interessada para uma busca automática, diretamente nas fontes oficiais, em segundos. Processos judiciais ao alcance de todosSeuProcesso funciona no tablet, no computador ou no celular. Sua interface foi projetada com enfoque no conceito de usabilidade, tornando-o intuitivo e de fácil compreensão. Tanto que, em pouco tempo de funcionamento, já atingiu a marca de 72 mil usuários. É possível acompanhar processos de todas as áreas: trabalhista, previdenciário, civil, penal, consumidor, comercial, e de todos os tipos (inventário, aposentadoria, indenizações por danos morais e materiais, acidente de trânsito, entre outros). E este “acompanhar” é uma experiência realmente diferenciada. A começar pelo chatbot, que acabou de ser lançado pela empresa e que pode “guiar” o usuário nos primeiros passos para encontrar o processo. Depois, destaca-se a organização bem visual de todos os informes, decisões e despachos relacionados. Também há um sistema de notificações por e-mail e um botão chamado “fale com o advogado”, que abre um canal específico para dúvidas. “Usamos a tecnologia para desenhar uma ferramenta que melhora resultados e relações, sempre no sentido de apoiar o profissional e beneficiar o público final”, conta Derek Oedenkoven, CEO da Tikal Tech. Além de facilitar o acesso e entendimento da pessoa física, o SeuProcesso também é uma forma prática de advogados manterem seus clientes atualizados. Uma ponte entre a ansiedade e o desejo de notícias das partes e o grande volume de informações e retornos que os profissionais precisam administrar. “Nossa intenção é somar, não substituir. Tanto que todo atendimento termina com a frase 'consulte o seu advogado'. E sempre tivemos a preocupação de montar a dinâmica da plataforma dentro das normas da OAB”, finaliza o sócio-fundador da Tikal Tech, Antonio Amaral Maia.

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