Sobral – 300×100
Seet

Aplicativo criado por jovens de Araguaína permite fazer compras com moeda digital

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Aplicativo criado pelos jovens de Araguaína

Você já ouviu falar em moeda digital? Já pensou se pudesse ganhar moedas e adquirir produtos pelo celular, sem usar dinheiro ou cartão?

Foi pensando nisso que um grupo de jovens de Araguaína, formado por um estudante de sistemas, um programador, um empreendedor e um tecnólogo em logística, criou um sistema inovador no uso de moedas digitais, chamado Dotsmart.

O aplicativo para celular funciona assim: quando os clientes compram nas lojas credenciadas, eles ganham moedas, chamadas de Dotscoin. Depois, as moedas acumuladas servem para comprar produtos no comércio local ou adquirir ingressos de cinema, shows, lanches, recargas de celular, dentre outros.

O produto será lançado oficialmente durante uma feira para o segmento de noivas, nos dias 27 e 28 de setembro, em Araguaína, mas já se encontra disponível para download na Play Store. Os expositores darão moedas para as pessoas que tirarem fotos nos estandes e essas moedas poderão ser trocadas por lanches na praça de alimentação.

O tipo de sistema não é inédito. Ele utiliza uma tecnologia chamada block chain, que é a mesma utilizada pela moeda digital mais famosa do mundo, a Bitcoin”, explica um dos criadores do aplicativo, Rogério Neves Carvalho. Cada Bitcoin vale incríveis R$ 13.278,30 (dados de 25 de setembro).

Mas a forma da Dotscoin tocantinense é uma inovação, pois aproxima do usuário leigo a utilização das moedas digitais no dia a dia. O uso da ferramenta é bastante simples, clicando em apenas um botão, ‘comprar’, e para ganhar as moedas, basta clicar em ‘receber’. Nas operações são gerados códigos chamados QR Codes, que são copiados pelo celular e transferidos de um usuário para o comerciante e vice versa.

“Acredito muito nessa ideia! Sucesso para vocês”, “uma novidade excelente”, disseram alguns usuários que já baixaram o aplicativo.

Comentários pelo Facebook: