Aplicativo para detectar políticos corruptos já está disponível para Android e iOS

Agnaldo Araujo - |
Imagem: Reprodução Internet
Detector de Corrupção ajuda usuários a saber se de fato o candidato tem uma "Ficha Limpa"

Nielcem Fernandes // AF Notícias

Um aplicativo que ajuda usuários/eleitores a identificar políticos que têm a ‘ficha suja’ já disponível para download em smartphones com sistema Android e iOS.

O Detector de Corrupção é um aplicativo gratuito que utiliza reconhecimento facial para detectar os processos que cada político responde na justiça, usando apenas seu smartphone.

Após baixar gratuitamente o app e instalar no seu dispositivo, basta fotografar políticos ao vivo, em santinhos, jornais, TV ou sites que o programa organiza e concentra informações oficiais e públicas sobre a ficha criminal do político, caso ele responda a processos por corrupção e improbidade administrativa no Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais.

Os usuários do aplicativo também podem pesquisar pelo nome dos candidatos, que o Detector de Corrupção pode identificar todos os políticos que ocupam ou ocuparam, nos últimos oito anos, os cargos de presidente, vice-presidente, senador, deputado federal e governador.

Confira o passo-a-passo para a identificação facial.

Abra o aplicativo:

Imagem: Nielcem Fernandes - AF Notícias
A ferramenta não requer maiores conhecimentos de tecnologia é fácil e simples de usar

Click em “Detectar Agora” e escolha a opção desejada. Se tiver uma foto salva em seu dispositivo, clique em galeria. Se quiser capturar uma imagem clique em câmera:

Imagem: Nielcem Fernandes - AF Notícias
As imagens podem ser obtidas através da câmera do próprio celular ou no arquivo do dispositivo

Em seguida o aplicativo reconhecerá a imagem e disponibilizará o resultado em questão de segundos:

Imagem: Nielcem Fernandes - AF Notícias
Em poucos segundos o aplicativo processa e identifica a imagem

O funcionamento é bem simples, como pudemos testar.

Imagem: Nielcem Fernandes
Utilizamos o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa devido a recém desistência de disputar as eleições 2018

A ferramenta é um dos braços do projeto Vigie Aqui, que, segundo o diretor de marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, começou a ter banco de dados alimentado há um ano.

O app usa tecnologia de reconhecimento facial e afirma possuir 98% de precisão. O diretor explicou que a primeira etapa do Detector de Corrupção prevê apontar políticos envolvidos em crimes de corrupção, ativa e passiva, como peculato e lavagem de dinheiro.

“Os dados devem estar publicados em um dos tribunais, caso contrário, não incluímos no banco de dados”, diz. “Existe uma demanda para aumentar a atuação do aplicativo, até por conta de interesses locais e causas específicas. Aos poucos, será possível listar todos os problemas com a Justiça dos políticos, o que vai demandar um grande esforço da nossa equipe para manter os dados sempre atualizados”, afirmou.

Cor da Corrupção

Outra ferramenta para usuários de internet chamada Cor da Corrupção, também ajuda na detecção de políticos com a Ficha Suja. A Cor da Corrupção é uma ferramenta que destaca, em qualquer site, os nomes de políticos com pendências na Justiça. Com apenas três cliques, você instala o plugin em seu navegador e pronto. Basta navegar normalmente que, sempre que o nome de um político condenado, processado ou investigado aparecer, o plugin grifa de roxo. Depois, é só passar o mouse por cima do nome para conferir a ficha judicial do político.

Com informações Vice.com

Comentários pelo Facebook: