Seet
Sobral – 300×100

Apresentação em que criança toca homem nu é repudiada pelo Conselho Tutelar de Araguaína

Agnaldo Araujo - | - 754 views
Foto: Divulgação
A apresentação recebeu diversas críticas

O Conselho Tutelar de Araguaína divulgou nota de repúdio à apresentação ocorrida no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, em que uma criança toca o corpo de um homem deitado de barriga para cima com a genitália totalmente à mostra. Um vídeo da performance foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais e recebeu fortes críticas.

Para o Conselho, a apresentação expõe a criança a uma “situação vexatória e de constrangimento, contrariando os costumes comportamentais da nossa sociedade contemporânea”. A nota de repúdio é assinada por diversos conselheiros tutelares e também pelo coordenador do Pólo I de Araguaína, Wilton Silva Sousa. Eles também fizeram convocação à comunidade para denunciar aos órgãos de proteção dos direitos humanos fundamentais atos ou atitudes semelhantes.

O documento ressalta ainda que o Conselho Tutelar é uma das portas de entrada de denúncias dessa natureza, tais como: negligência, maus tratos, exploração sexual infantil, falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis. “Este órgão está de portas abertas para atender toda a comunidade. Vamos todos unidos e de mãos dadas proteger nossas crianças e adolescentes”, finaliza.

A APRESENTAÇÃO

A performance no Museu de Arte Moderna ocorreu no dia 26 de setembro. Nela, o artista fluminense Wagner Schwartz se apresentou nu, no centro de um tablado e rodeado por espectadores, entre elas várias crianças. Num vídeo que circula na internet, uma menina aparece interagindo com o artista, que está deitado de barriga para cima e completamente sem roupa.

A criança toca na canela e nos pés de Wagner, depois sai engatinhando no espaço e volta a assistir a performance. Durante a cena, a menina está acompanhada de uma mulher adulta, que é sua mãe, segundo o museu.

VEJA O VÍDEO

Comentários pelo Facebook: