Sobral – 300×100
Seet

Araguaína recebe prêmio do TCU por gestão eficiente na aplicação de recursos

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Tribunal de Contas da União, em Brasília, reconhece boas práticas em Araguaína.

 O Município de Araguaína está entre os cinco municípios do Brasil indicados ao Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão, instituído pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como reconhecimento aos municípios, organizações federais da administração direta, sociedade de economia e empresas públicas com melhores métodos gerenciais. O prefeito Ronaldo Dimas receberá a premiação em solenidade que acontecerá nesta terça-feira, dia 29, no auditório do edifício-sede do TCU, em Brasília.

O prêmio tem como objetivo incentivar a adoção do aperfeiçoamento da aplicação de recursos federais e dos serviços prestados pelos entes públicos à sociedade. Os municípios e instituições premiados ficarão identificados como os melhores locais para investimentos da iniciativa privada, o que terá consequências positivas para sua economia.

Avaliação

 As instituições selecionadas foram identificadas através da análise de questionários sobre os métodos gerenciais em diversos setores, executados por prefeitos, secretários municipais e ministros, além dos dirigentes de órgãos federais, considerando três critérios de governança: liderança, estratégia e controle.

Serão premiados três órgãos da Administração Direta, três órgãos da Administração Indireta e cinco municípios, sendo um por região do país. Os onze vencedores receberão diploma e troféu.

Foram considerados ainda os relatórios emitidos desde 2014 pelos tribunais estaduais, com informações obtidas através das respostas das organizações federais, estaduais e municipais a mais de 12 mil questionários. Posteriormente, os auditores checaram in loco as respostas recebidas a fim de constatar as boas práticas de governança pública. Com este trabalho foi criado o Índice de Governança e Gestão (IGG), onde os municípios e instituições avaliados podem ser classificados em três faixas de desempenho (inicial, intermediária e avançada). (Mara Santos)

Foto: Divulgação
O Município é o indicado da Região Norte do País por apresentar boas práticas de gestão e aplicação de recursos federais e dos serviços prestados à sociedade

Comentários pelo Facebook: