Seet
Sobral – 300×100

Araguaína sedia Semana dos Alimentos Orgânicos; evento começa dia 30

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
A semana dos alimentos orgânicos será lançada em Araguaína no dia 30 de maio

Na próxima segunda-feira (30/05) ocorrerá o lançamento da Semana dos Alimentos Orgânicos em Araguaína (TO). O evento será realizado na Câmara de Vereadores a partir das 09 horas. A programação segue até o dia 03 de junho.

A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Este projeto é realizado anualmente desde 2005, por meio de uma campanha nacional que acontece na última semana do mês de maio.

Este ano está na sua 12ª edição, sendo um evento realizado e organizado em todos os Estados do Brasil e no Distrito Federal simultaneamente, pelas Comissões de Produção Orgânica (CPOrg), que são fóruns compostos por representantes de segmentos da rede de produção orgânica dos Estados ou Distrito Federal, dividido igualmente por entidades governamentais e não governamentais.

Objetivo

O objetivo da campanha é esclarecer aos consumidores o que são os produtos orgânicos, quais os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o “consumo responsável”.

Durante a campanha são realizadas diversas atividades em todo o Brasil como seminários, oficinas, cursos, estandes de degustação de produtos orgânicos, além de programação cultural voltadas para a sensibilização e esclarecimento sobre os princípios agroecológicos que fundamentam a produção orgânica.

Este ano a Comissão da Produção Orgânica no Estado do Tocantins – CPOrg-TO, irá promover a inauguração da Semana dos Alimentos Orgânicos nos municípios de Araguaína e Dianópolis.

Programação de Araguaína

Dia 30 de maio de 2016 – Segunda-feira

Local: Câmara de Vereadores de Araguaína

9h – Lançamento da XII Semana dos Alimentos Orgânicos em Araguaína – Aberto ao público.

 

Local: Centro de Ensino Médio Castelo Branco

14h – Exposição de banners e palestra “Horta orgânica e paisagismo” – Grassumilda Rosado – Ruraltins e alunos da UFT – Aberto ao público.

 

Dia 31 de maio de 2016 – Terça-feira

Local: Colégio da Polícia Militar de Araguaína – CPMAR

11h:30 – Palestra: A importância do equilíbrio da relação água, solo, animal e sol para sustentabilidade da vida no campo – Kênia Rodrigues – UFT

17h30 – Palestra: Produção de hortaliças no sistema orgânico – Wandro Cruz – Ruraltins

 

Dia 1º de junho de 2016 – Quarta-feira

Local: CEM Castelo Branco

8h – Visita à horta orgânica do Centro de Ensino Médio Castelo Branco e demonstração prática do preparo de biofertilizante – Instrutores: Wandro Cruz e Grassumilda Rosado – Ruraltins – Aberto ao público

 

Local: Colégio da Polícia Militar de Araguaína – CPMAR

14h30 – Preparo do solo e plantio de hortaliças no sistema orgânico – Instrutores: Wandro Cruz e Grassumilda Rosado – Ruraltins

 

Dia 2 de junho de 2016 – Quinta-feira

Local: Universidade Federal do Tocantins – UFT – Campus EMZV

8h30 – Demonstração de compostagem e preparação de bokashi – Instrutor: Wandro Cruz e Grassumilda Rosado – Ruraltins e alunos da UFT

 

Local: Colégio da Polícia Militar de Araguaína – CPMAR

14h30 – Preparo do solo e plantio de hortaliças no sistema orgânico – Instrutores: Wandro Cruz e Grassumilda Rosado – Ruraltins

 

Dia 3 de junho de 2016 – Sexta-feira

Local: Universidade Federal do Tocantins – UFT – Campus Cimba

8h – 18h -I Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente – Aberto ao público

Comentários pelo Facebook: