ASTT não cumpre lei que isenta motoristas de multa na madrugada; Gideon questiona

Agnaldo Araujo - - 894 views
Foto: AF Notícias
Vereador Gideon Soares

Márcia Costa//AF Notícias 

O vereador Gideon Soares (PRTB) vai requerer na Câmara o cumprimento da lei que dispõe sobre a não aplicação de multas de trânsito aos motoristas que passarem no sinal em sinal vermelho entre a meia noite e 5h30 da madrugada.

A Lei municipal 2.969, de 20 de outubro de 2015, foi sancionada pelo próprio prefeito Ronaldo Dimas (PR), e o projeto é de autoria do vereador Divino Bethânia (PROS).

A norma estabelece que os semáforos devem funcionar em sinal de atenção, exclusivamente na luz amarela, de forma intermitente durante a madrugada, mas isso não está ocorrendo em Araguaína. E ainda, os motoristas estão sendo multados indevidamente por passarem no sinal vermelho mesmo no horário permitido.

O vereador já cobrou o cumprimento da lei durante reunião com o presidente da Agência de Segurança de Trânsito e Transporte, Fábio Astolfi, e destacou que a norma não se aplica às pessoas que ultrapassarem o semáforo na velocidade não permitida para o local.

“Queremos que o Executivo se junte ao Legislativo, pois quem ganha com isso é a população de Araguaína. Já procurei o presidente da ASTT para ver a possibilidade da execução o quanto antes dessa lei, mas até agora não fomos atendidos”, afirmou Gideon Soares.

O parlamentar ainda explicou que o não cumprimento da lei gera insegurança aos motoristas, pois são obrigados a ficarem parados no semáforo durante o horário que as ruas estão praticamente vazias.

“As pessoas ficam à mercê dos marginais em alguns pontos já estratégicos dos assaltantes. Tenho certeza que a execução da lei vai beneficiar as pessoas e também a ASTT, pois muitos que estão sendo multadas nesses horários estão recorrendo as multas e com todo direito”, afirmou.

O requerimento cobrando a aplicação da lei será votado na Câmara durante sessão nesta terça-feira (17).

Comentários pelo Facebook: