Seet
Sobral – 300×100

Atleta de Araguaína busca vaga olímpica na Maratona de Tóquio, no Japão

Redação AF - |
Foto: Divulgação
O atleta busca uma vaga para representar o Tocantins nas Olimpíadas no Rio de Janeiro

O atleta Antônio Wilson (Toin), de Araguaína (TO) disputará a Maratona de Tóquio, no Japão, no próximo domingo (28). Ele busca uma das três vagas para representar o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro que ocorre de 5 a 21 de agosto de 2016.

A maratona terá 42.195 km de distância e segundo ele, terá que correr abaixo de 2h13 minutos. O atleta revelou que, apesar de os atletas Marilson dos Santos, que já tem o tempo de 2h11m1s e Paulo Roberto 2h11m3s, ainda não estão garantidos para representar o Brasil no Rio-2016.

Para sonhar em garantir a vaga, o atleta terá que correr a maratona abaixo destes tempos. Antônio acredita que correrá em Tóquio com um tempo e aproximadamente 2 horas e 13 minutos.

Caso não consiga ficar perto do índice, o araguainense ainda terá outra chance em abril, quando correrá a Maratona de Milão, na Itália. “Esta prova no Japão é considerada uma das dez corridas mais difíceis e também muito forte”, comentou o atleta, que corre pela equipe Pé de Vento e conta com patrocínio da Caixa/Exército.

Além de Toin, a Pé de Vento terá na prova os atletas Gilmar Silvestre, Flavio Stumpf, Rafael Soares e Lázaro de Sá. “Estamos indo todos representando a equipe Pé de Vento a convite do governo japonês que está custeando tudo”, ressaltou Toin.

Treinamento

No final do ano passado, o atleta venceu a XV Meia Maratona do Tocantins, com o tempo de 1h10m10s. De novembro até fevereiro, ele vem treinando semanalmente 220 km, sendo 25 e 35 km por dia. “Vamos chegar quase uma semana antes da prova em Tóquio, então vamos treinar até a corrida pelo menos mais 100 km”, revelou ele.

A Maratona de Tóquio é a primeira das World Marathon Majors, seleto grupo das seis melhores provas de rua do mundo, junto com Nova York, Chicago, Boston, Berlim e Londres. O percurso no geral é plano, com leves subidas e descidas. A parte mais íngreme fica perto do quilômetro 40, com uma sequência de três pontes. Todo o percurso passa por pontos turísticos de Tóquio, segundo a organização.

Principais marcas

5 mil metros São Paulo – Ouro

10 mil metros São Paulo – Ouro

4º na Maratona do Rio 2014

Medalha de ouro na Copa Rio Cross Country 2015

Campeão da XV Meia Maratona do Tocantins 2015

Com informações: Alô Esportes

Comentários pelo Facebook: