Atriz Glória Pires usa colar produzido por artesãs de Xambioá em novela

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
O colar usado pela atriz é produzido em Xambioá

A atriz Glória Pires utilizou um colar de couro indiano com sementes de buriti no capítulo da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’ exibido nesta quarta-feira (14). A peça é produzida pelo projeto social Xambiart, desenvolvido em Xambioá, no norte do Tocantins.

Desde que foi fundada em 2012, a oficina de biojoias Xambiart tem modificado a realidade das artesãs que compõem o projeto. As trabalhadores beneficiam sementes, raízes e materiais coletados na natureza.

O cerrado, que tem uma flora abundante, é o principal fornecedor dos materiais utilizados na confecção das peças, que variam de brincos a colares e agora com a produção de utilitários para o lar. A equipe tem sido destaque no que diz respeito à produção do artesanato local e desenvolvimento de práticas voltadas para a economia solidária.

O projeto já foi reconhecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com um prêmio em Boas Práticas de Economia Solidária. Conforme a cooperativa, uma das grandes conquistas foi a aproximação do poder público local com o projeto.

O Xambiart também participou de grandes feiras de artesanato de renome nacional, como a Fenearte (Feira Nacional de Artesanato), considerada a maior feira de artesanato da América Latina. Outro evento de grande expressão foi a Feira Nacional de Artesanato realizada pela equipe Mãos de Minas em Belo Horizonte.

Além das feiras nacionais, o projeto participou de diversas exposições culturais no Estado do Tocantins, como a Fecoarte (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins), do evento Mulheres Empreendedoras do Tocantins, e recentemente expôs um painel em uma das etapas do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins.

A Casa do Artesão é uma conquista comemorada pela equipe do Xambiart, onde fica o local para ser a sede administrativa do projeto e da oficina de biojoias.

Comentários pelo Facebook: