Seet
Sobral – 300×100

ATS culpa desmatamento por falta d’água em cidade e promete poço artesiano

Redação - |
Foto: Divulgação
Partes do Rio Gameleira secaram completamente devido à estiagem e moradores permanecem sem água

Quatro dias depois do pedido de resposta do AF Notícias sobre a falta de água que acomete o município de Pindorama – TO, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) resolveu se posicionar.

Por meio de nota, a agência informou que a culpa da falta d’água na cidade é da estiagem que atinge os mananciais do Estado, nesta época do ano, e de um possível desmatamento ilegal próximo à nascente do Rio Gameleira, agravando a crise hídrica na região.

A agência informou ainda que já registrou oficialmente uma denúncia nos órgãos de fiscalização ambiental e que, para amenizar, o problema disponibilizou para o município 11 caminhões-pipa, sendo que um abastece a zona rural e dez trabalham abastecendo a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

Ainda segundo a ATS, em virtude da baixa produção de água, a cidade tem sido abastecida de forma setorizada, uma parte recebe água por algumas horas do dia e depois o fornecimento é desligado para que outros setores possam ser abastecidos.

Esta medida adotada pela agência, no entanto, já apresentou problemas. A ATS admite que houve um desfalque no abastecimento porque três caminhões-pipa tiveram falhas mecânicas.

A agência garante, no entanto, que estes problemas já estão sendo reparados e que pretende adotar medidas definitivas para evitar estes impasses no futuro. Até o fim do ano, a ATS promete que perfurará um Poço Tubular Profundo (PTP) em Pindorama.

ENTENDA 

Pelo segundo ano consecutivo, os moradores da cidade de Pindorama (TO) estão sem água devido à seca do Rio Gameleira. Desta vez, o problema já dura quase dois meses e a população cobra uma solução definitiva da responsável pelo abastecimento, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

Caminhões-pipa que saem do Rio Balsas têm feito o abastecimento do município. No entanto, conforme informou um morador ao AF Notícias, a água não chega a todos os bairros.

 

VEJA MAIS…

Cidade do Tocantins é abastecida por caminhão-pipa, mas ATS envia fatura aos moradores

Comentários pelo Facebook: