Sobral – 300×100
Seet

Automedicação é tema de atividades gratuitas em Araguaína nesta quinta, 05

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
O encontro vai ocorrer nesta quinta, 05

Uma intensa mobilização de farmacêuticos e estudantes de Farmácia vai acontecer simultaneamente em Araguaína, Palmas e Gurupi, nesta quinta-feira (05/05), para reforçar a importância do uso consciente de medicamentos, em alusão à data em que se comemora o Dia do Uso Racional de Medicamentos, 05 de maio.

Na oportunidade, serão reforçadas orientações sobre compra (locais e presença do farmacêutico no estabelecimento), cuidados essenciais (observação da embalagem, modo de ingestão, particionamento de comprimidos e cápsulas) e ainda sobre a prescrição farmacêutica, pois desde 2013 o profissional está autorizado a prescrever determinados medicamentos.

Concentrados nos parques municipais das três cidades, a partir das 16h, os profissionais prestarão atendimento individual e coletivo sobre uma das principais causas de intoxicação no País, a ingestão indevida de medicamentos.

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, a intoxicação motivada por esse mau uso provoca cerca de 9 mil internações por ano, gerando um gasto de R$ 5 milhões anuais. E, além do prejuízo para a saúde, o número de mortes causadas pelo mesmo motivo chega a 700 pessoas, anualmente, no Brasil.

Nesse sentido, a conscientização do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins durante as atividades do Dia do Uso Racional de Medicamentos se dará em várias frentes, a exemplo da orientação sobre o perigo da ingestão por conta própria (automedicação) ou pela interação medicamentosa (mistura de medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-bebida alcoólica ou medicamento-exames laboratoriais).

Veja algumas dicas do que não deve ser misturado: ácido acetilsalicílico + bebida alcoólica = aumento do risco de sangramento intestinal; anticoncepcional hormonal oral + alguns antibacterianos  (rifampicina, amoxicilina, ampicilina, penicilinas  G e V) = possível redução do efeito dos anticoncepcionais hormonais orais e hábito de fumar + anticoncepcionais orais = possível aumento do risco de doença cardiovascular.

 

Comentários pelo Facebook: