Ave de três patas vira atração no município de Palmeirante do Tocantins

Agnaldo Araujo - |
Foto: Maria Reis
O pintinho está atraindo a curiosidade dos moradores do município desde o seu nascimento

Nielcem Fernandes // AF Notícias

O nascimento de um pintinho em uma propriedade rural no município de Palmeirante, região norte do Tocantins, vêm chamando a atenção dos moradores da cidade. A ave de três patas nasceu no inicio do mês de julho e o registro foi feito pela irmã do dono da propriedade, Maria Reis.

Ela conta que achou a situação muito curiosa. “Ele é bem saudável e fica andando com os outros pintinhos, apesar de só uma das pernas funcionar. Achei muito curioso porque nunca tinha visto isso”, comentou.

Ao G1 Tocantins, o biólogo José Edson Aquino, da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas, afirmou que se trata de uma mutação genética. “É um caso bem raro, na verdade. É uma mutação que ocorre durante o desenvolvimento do embrião, quando o corpo está formando”, disse.

Ainda de acordo com o biólogo, se o animal não tiver outro tipo de problema em órgãos internos poderá se desenvolver normalmente.

Outros casos semelhantes foram registrados por todo país. Em outubro de 2017 algumas aves nasceram com três ou mais patas no interior capixaba. Na ocasião, a médica veterinária, Maria Guadalupe Santos, explicou o caso.

– “Essa formação é chamada de polimelia. Ela pode acontecer por uma deformação genética, através de uma alteração cromossômica por influência de medicamentos ou por uma infecção bacteriana, por vírus ou protozoários, mas também existe uma possibilidade mais remota da formação de um ovo com duas gemas, no caso, dois embriões se formando, um suprime o outro e acaba absorvendo esse outro embrião, às vezes, não por completo, e aí podem ficar alguns órgãos, que seriam de um outro embrião, nesse que se sobrepôs”, disse.

Foto: Simone Ramos Scamparle
O pintinho que nasceu no interior de São Mateus. recebeu o nome de ‘tripé’

Com informações noticiaes.com

Comentários pelo Facebook: