Seet
Sobral – 300×100

Bailarino do Tocantins ganha bolsa de estudos em duas companhias de dança dos EUA

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
Maicon dançando nas ruas de Nova York em 2016

O bailarino tocantinense Maicon Cardoso se destacou mais uma vez em competições de dança pelo país e foi contemplado com duas bolsas de estudos em companhias americanas de balé. Ele é integrante do Balé Popular do Tocantins, projeto do Governo do Tocantins, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que oferta aulas gratuitas de dança a mais de 200 crianças e jovens de Palmas.

O dançarino passará um mês nos Estados Unidos em intercâmbio em duas das mais importantes escolas de dança: Joffrey Ballet, para a qual ganhou bolsa integral, e na Academia Americana de Balé (American Academy of Ballet), que ofereceu bolsa parcial de estudos. Ele embarca no dia 26 de julho e permanece nos EUA até 30 de julho.

Os convites para os cursos são resultado do talento e da dedicação de Maicon, que já fez intercâmbio em Nova York, no ano passado. “A dança é a minha vida. É o que me move. Apesar de sempre dar o melhor de mim, de me esforçar mais e mais para superar meus limites, todas as vezes que sou contemplado com essas oportunidades fico surpreso, pois as seleções são muito criteriosas, e as disputas são com grandes bailarinos”, disse.

A dança entrou na vida de Maicon há pouco mais de seis anos, quando cursava o ensino médio, no Centro de Ensino Médio Castro Alves. Em 2013, entrou para o Balé Popular do Tocantins e, desde então, tem se dedicado à dança. “Foi maravilhoso ter entrado para a companhia, não só pela base que tive, mas pelo aprendizado diário que temos, não só na técnica, mas na disciplina e, principalmente, pela motivação que recebemos. Somos incentivados a acreditar no nosso potencial e isso faz toda a diferença”, contou.

Para o bailarino, além da realização pessoal e profissional, essas experiências servem como inspiração para outros artistas do Estado. “Quando estive em Nova York e falava que era do Tocantins, as pessoas mal acreditavam que eu tinha conseguido chegar lá. É uma alegria muito grande ser um representante do Estado e mostrar o nosso potencial. Quero que as pessoas que sonham em dançar vejam que é possível alcançar saltos mais altos, basta acreditar e se dedicar”, enfatizou.

Além de participar dos cursos de férias, em sua última participação no Festival de Dança de Goiânia, Maicon também foi convidado para integrar a Companhia Brasileira de Balé do Rio de Janeiro, proposta que ainda está sendo estudada pelo jovem bailarino.

A titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, ressaltou o apoio do governo à difusão das artes no Estado. “O Balé Popular é uma das muitas iniciativas de apoio e fomento à arte. O Maicon é um dos talentos descobertos no Balé Popular e, para nós, é uma grande realização ver o reconhecimento da dedicação dele e o resultado do projeto dentro e fora do Brasil”, frisa.

(Núbia Daiana Mota)

Comentários pelo Facebook: