Belezas do Tocantins encantam atores: ‘É um lugar pujante e que está crescendo’, diz Lima Duarte

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Lima Duarte e Grazi Massafera vão fazer parte da trama

O Tocantins é um lugar pujante, jovem e que está crescendo. É o que eu vejo desde que cheguei aqui“. A afirmação é do experiente e renomado ator global Lima Duarte, que participará da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’, que está sendo gravada no Estado. A novela mostrará a disputa de famílias por uma mina e por garimpo. A intenção é abordar a exploração de pedras preciosas, tendo as esmeraldas como destaque.

Foto: Washington Luiz
Coletiva de imprensa

Além do ator, Bianca Bin, Sérgio Guizé, Grazi Massafera, Rafael Cardoso e o diretor artístico da trama, Mauro Mendonça Filho, e o diretor geral André Felipe Binder, realizaram uma coletiva de imprensa em Palmas, neste sábado (29).

A atriz Grazi Massafera destacou o pôr do sol do Estado. “Estou deslumbrada com ele. É um verdadeiro espetáculo”, elogiou. A nova novela tem previsão para estrear em outubro deste ano e terá como cenários as belezas do Tocantins.

As gravações começaram nesta semana em Palmas e devem se estender durante todo o mês de agosto no Jalapão, que ficará fechado para visitas de turistas neste período. “O Jalapão é um lugar mágico, um sertão diferente. Uma região bem árida com grandes cânios e, ao mesmo tempo, com cachoeiras, rios, fervedouros. É a natureza em estado puro. Nosso objetivo é conseguir captar toda a beleza da região“, explicou Mauro Mendonça Filho.

A ideia para que a novela fosse ambientada no Tocantins surgiu quando o autor da trama, Walcyr Carrasco, visitou o Estado em setembro do ano passado. Além do Jalapão, o escritor conheceu também as cidades de Palmas, Natividade e Pium.

A novela das 9 horas da Rede Globo é o produto de maior audiência e repercussão da televisão brasileira e vai projetar o Tocantins para o mundo, já que a programação da emissora é transmitida para mais de 130 países nos cinco continentes (África, Américas, Ásia, Europa e Oceania). “Com certeza o nosso Estado viverá um momento próspero no turismo como resultado dessa divulgação em horário nobre no maior canal de televisão do país. Isso despertará a curiosidade e o interesse das pessoas em virem conhecer as nossas belezas naturais, como o Parque Estadual do Jalapão. Consequentemente, irá gerar também mais desenvolvimento e oportunidades para os moradores da região”, analisou o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).

O governador ainda acrescentou que, desde o primeiro contato da emissora com o Governo, o Executivo vem colaborando com os trâmites burocráticos e com apoio dos órgãos estaduais para realização das gravações.

JALAPÃO

O Jalapão já foi cenário para outras produções nacionais e internacionais, a exemplo dos filmes Deus é Brasileiro (2003) e Xingu (2011); do reality show americano Survivor (2009) e Largados e Pelados (2017); da novela das 18 horas da Globo Araguaia (2010); da série do canal a cabo Discovery Channel Desafio em Dose Dupla (2016), além de edições especiais de programas jornalísticos como o Globo Repórter.

Destino já conhecido pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Entre os locais mais procurados estão a Cachoeira da Velha; as Dunas; os povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local; a Serra do Espirito Santo; a Cachoeira do Formiga; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.

Comentários pelo Facebook: