Bombeiro cria aplicativo ‘Alerta 199’ para auxiliar Defesa Civil no Tocantins

Redação AF - |
Foto: Cristian Reurison
Aplicativo "Alerta 199", que serve como canal de comunicação entre a Defesa Civil e o cidadão

Egresso do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o bombeiro Militar Bruno Morais mais uma vez inovou ao criar o aplicativo Alerta 199, serviço de alerta da Defesa Civil. Conforme explica o criador, o aplicativo foi desenvolvido com o intuito de informar e alertar a população sobre situações de risco, além de ser um meio de comunicação entre Defesa Civil Estadual e a população.

Foto: Divulgação
Bruno Morais é o criador do aplicativo “Alerta 199”

O bombeiro Militar informou que a ideia partiu, inicialmente, da necessidade da entrega de um trabalho de conclusão de curso de Pós-Graduação em Programação para Dispositivos Móveis. “Para o encerramento do curso pensei em um aplicativo que seria voltado para população e que pudesse evitar desastres. Sou bombeiro militar e trabalho na Defesa Civil Estadual, e vi uma oportunidade de melhorar a comunicação entre a população e a instituição. Assim surgiu a ideia do Alerta 199, sendo um nome autoexplicativo: o nome é o seu significado (Alerta) e o 199 é o número da Defesa Civil”, conta.

Mesmo em fase de finalização neste mês de fevereiro, o aplicativo já pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Play Store (clique aqui para baixar). “Por enquanto foi desenvolvido apenas para a plataforma Android, por ser uma plataforma a qual mais de 95% da população utiliza”, explica Morais reforçando que o app está em fase de teste e que as atualizações virão com aprimoramento do serviço oferecido.

Outros aplicativos

O egresso da Unitins Bruno Morais se destacou na criação de aplicativos. Quando estudante criou o app Chamada, que auxiliava o professor na frequência dos acadêmicos e o mais conhecido, tendo inclusive sido classificado como um dos cinco melhores do segmento, o app Gasnol. Este foi desenvolvido com o objetivo de agilizar e mostrar quando usar gasolina ou etanol no veículo.

(Ascom Unitins)

 

Comentários pelo Facebook: