Seet
Sobral – 300×100

Cães com calazar são sacrificados e deixados em lixão; moradores denunciam

Redação - |
Cães contaminados em lixão a céu aberto

Márcia Costa // AF Notícias

Treze cachorros sacrificados foram jogados em sacos plásticos em um lixão a céu aberto no Povoado de Jacilândia, município de Araguanã, norte do Estado. A situação trouxe preocupação à população de aproximadamente 1.500 habitantes. Os moradores têm medo de serem contaminados com leishmaniose, já que os animais foram sacrificados por estarem infectados com calazar.

Segundo relatos da população, os animais estavam com a doença e foram sacrificados em um posto de saúde do povoado, mas o descarte ocorreu de maneira incorreta. Os cachorros foram colocados na tarde de quinta-feira (31) dentro de sacolas e, ao invés de serem enterrados, estão a céu aberto em um lixão localizado entre o cemitério e um campo de futebol, local bem frequentado.

Além disso, o mau cheiro é insuportável. Os moradores já solicitaram também que o lixão fosse retirado das proximidades do povoado, mas até agora não foram atendidos pelos gestores.

“O correto é enterrar os animais numa vala. Aqui em Jacilândia, só neste ano, três pessoas foram confirmadas com a doença. Esses animais passaram por análises. Os donos entregaram para os agentes de saúde e os bichos então sacrificados, mas eles deixaram entre nós. Corremos o risco de sermos contaminados com a doença. Precisamos que o prefeito retire esse lixão daqui o quanto antes”, disse o professor Pedro.

O OUTRO LADO
A secretária de Saúde, Graça Melo, procurada pelo AF Notícias, confirmou que os animais estavam com calazar. “O nosso coordenador de endemias fez testes rápidos nesses animais e constatou realmente a doença”, afirmou. Além disso, a secretária também admitiu que o local onde os animais foram deixados é inadequado e informou que o erro foi reparado hoje. “Os funcionários já voltaram ao lixão, pegaram os animais e deram destino correto a eles”, destacou Graça.

Ainda de acordo com a responsável pela Saúde de Jacilândia, a Secretaria ficará mais vigilante e atenta para que este tipo de erro não volte a acontecer.

Sobre o lixão, Graça informou que providenciará medidas cabíveis para sua retirada de dentro do povoado.

Comentários pelo Facebook: