Sobral – 300×100
Seet

CAF aprova liberação de 54,5 milhões de dólares para Araguaína e obras serão iniciadas em 2018

Redação AF - |
Foto: Marcos Filho
Prefeito Ronaldo Dimas fiscaliza obras.

O Comitê Executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) aprovou nesta quinta-feira (30) a liberação de 54,5 milhões de dólares para execução do projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que está sendo desenvolvido pelo prefeito Ronaldo Dimas (PR).

As obras beneficiarão diretamente inúmeros bairros com pavimentação asfáltica e drenagem, a exemplo dos setores Universitário Leste, Alaska, Martim Jorge, Itatiaia, Ana Maria, Vitória, Morada do Sol, Maracanã e outros. Ainda serão realizadas intervenções na cidade com a construção de bacias de detenção para água das chuvas, sanando problemas de alagamentos.

Também serão construídos os parques São Miguel, Nascentes do Neblina, Raizal e Parque Esportivo do Lago, áreas destinadas ao lazer, preservação ambiental, esportes e cultura.

Outra importante obra que está contemplada é o primeiro trecho da Via Norte – continuação da Marginal Neblina entre a Avenida Cônego João Lima até o Parque Cimba, que visa desafogar o tráfego de veículos no centro da cidade.

Dimas explicou que os projetos executivos da Via Norte e da pavimentação asfáltica dos setores Ana Maria e Morada do Sol já estão prontos e serão apenas revisados para serem licitados. Ele acredita que as obras sejam iniciadas em 2018, logo após o fim do período chuvoso. Serão mais de R$ 30 milhões investidos nessa parte.

No caso das outras obras, a prefeitura ainda abrirá procedimento licitatório para a elaboração dos projetos executivos.

Águas de Araguaína

As obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína visam recuperar todos os afluentes que fazem parte das bacias dos córregos Neblina e Jacuba, que atravessam a cidade.

Metade da população de Araguaína será beneficiada diretamente com drenagem, pavimentação, canalização de córregos e construção de novas avenidas no entorno dos canais que facilitarão a locomoção da população.

Ainda serão construídas áreas de lazer e preservação com três parques e quatro bacias de detenção da água das chuvas, que pretendem resolver os problemas de inundações e alagamentos.

CAF

A CAF é um banco multilateral de desenvolvimento da América Latina e tem 19 países acionistas, incluindo o Brasil. O objetivo do banco é fazer investimentos em infraestrutura, saneamento, drenagem, pavimentação, urbanização, recuperação ambiental, saúde e educação para desenvolvimento dos municípios.

Comentários pelo Facebook: