Seet
Sobral – 300×100

Câmara Municipal de Araguaína adota iluminação azul durante o mês do autista

Redação AF -
Foto: Charles Michael
Luzes da Câmara de Araguaína na cor azul

Durante todo o mês de abril, mês do autista, a Câmara Municipal de Araguaína ficará com as luzes externas na cor azul. A homenagem foi aprovada através do requerimento da Mesa Diretora que solicitou à presidência a ornamentação da Câmara com a cor azul, que é o símbolo do autismo.

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os pais costumam notar sinais nos dois primeiros anos de vida da criança. Os sinais geralmente se desenvolvem gradualmente.

O dia mundial do Autismo é comemorado em 2 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

Em Araguaína, um grupo de pais de autistas, observando as dificuldades para obter tratamento de qualidade, travaram uma incansável luta em busca de oferecer uma vida melhor para seus filhos. Eles criaram uma associação de pais amigos e profissionais dos autistas do estado do Tocantins, chamada Associação Mundo Autista.

Com a associação em funcionamento, os pais conseguiram a aprovação da lei municipal nº 3.022/16, que cria a Clínica Escola Mundo Autista, hoje localizada na Rua Jose Elias Rosa, Bairro São João, integrante da rede municipal “SUS”, onde atualmente são atendidas cerca de 200 pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, TEA.

Para o vereador Marcus Marcelo (PR) presidente da Câmara Municipal de Araguaína, deixar as luzes da Câmara na cor azul este mês é uma homenagem mais do que justa. “A associação de pais amigos e profissionais dos autistas faz um trabalho maravilhoso, tanto que através da associação conseguimos criar a clínica escola, hoje uma realidade, a única das regiões norte e nordeste do país”, disse.

Comentários pelo Facebook: