Seet
Sobral – 300×100

Caminhada incentiva doação de sangue para manter estoque no período de férias

Agnaldo Araujo - |
Foto: ascom/Divulgação
A caminhada vai ocorrer nesta terça, 21

Uma caminhada em alusão ao Junho Vermelho será realizada em Araguaína nesta terça-feira (21/06), a partir das 08h. A concentração da caminhada acontece na Marginal Neblina, ao lado da Farmácia Pague Menos. O objetivo é incentivar a doação de sangue para manter estoque no período de férias.

A gerente de Gestão do Hemocentro de Araguaína, Tatiana Gomes Murici, explicou que os meses de janeiro e julho são os meses mais críticos do ano para o estoque do Hemocentro. “Temos muitas praias no entorno de Araguaína e com isso muitos moradores se mudam nesta época para as cidades de praia. O que acaba influenciando a baixa de estoque, além disso, temos o problema dos acidentes que são frequentes nesta época por causa do aumento do fluxo de trânsito nas estradas”, completa.

A gerente enfatizou que a proposta da caminhada é chamar a atenção da comunidade de Araguaína para que mais doações aconteçam nos próximos dias. “Queremos dar mais visibilidade à campanha e fazer um chamamento à população para que mais pessoas venham fazer doações. Precisamos ter estoque para atender a demanda do mês de julho”, reforça.

Atualmente os estoques em baixa no Hemocentro de Araguaína são de bolsas de tipo sanguíneos negativos. “Precisamos principalmente O- e A-”, completa Tatiana.

Requisitos para doação

Qualquer pessoa saudável entre 16 e 69 anos e acima de 50 kg pode ser doador. A idade máxima para realizar a primeira doação é 60 anos e menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal no ato da doação.

Para doar, basta procurar uma unidade de coleta mais próxima e fazer a doação nas seguintes localidades:

Hemocentro Coordenador de Palmas. Endereço: Quadra 301 Norte, conjunto 02, lt 01. Palmas-TO.

Hemocentro Regional de Araguaína (HRA). Endereço: Rua 13 de maio, nº 1336, Centro – Araguaína – TO.

Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi. Endereço: Rua 14 de novembro quadra 117, lt 08, Centro. Gurupi – TO.

Unidades de Coleta e Transfusão de Porto Nacional. Endereço: Avenida Luís Leite Ribeiro s/nº, Centro. Porto Nacional – TO.

Unidades de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro. Augustinópolis-TO.

A Unidade de Coleta no Anexo do Hospital Geral de Palmas (HGP) também recebe doadores.

Parceiros da caminhada

São parceiros da caminhada Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rotary Clube Lago Azul, o campos de Araguaína do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e o Instituto Harmonia. (Acom/Sesau)

Comentários pelo Facebook: