Seet
Sobral – 300×100

Cerca de 3 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico em Tocantinópolis

Agnaldo Araujo -
Foto: Dirceu Leno
O prazo se encerra no próximo dia 26 de maio

Cerca de três mil eleitores de Tocantinópolis, região do Bico do Papagaio, ainda não fizeram o cadastramento biométrico. O prazo se encerra no próximo dia 26 de maio, faltando apenas sete dias úteis. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado.

Para o eleitor não ser prejudicado, o Cartório Eleitoral da cidade está funcionando de segunda a sexta-feira, com horários estendidos, das 8h às 18h, ininterruptamente, até o último dia do prazo.

Estatísticas 

Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto visa atender, em todo Estado do Tocantins, 341.530 eleitores de 65 municípios. Até o momento, 262.990 eleitores já fizeram o procedimento, restando ainda 78.540 eleitores.

Somente na 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis são 35.231 eleitores previstos. Desses, 27.722 eleitores já possuem cadastro biométrico, o que corresponde a 78,81% do seu eleitorado.

Estratégias

Para atender à demanda que ainda falta, a Justiça Eleitoral tem adotado estratégias de comunicação nas rádios, TVs, internet, redes sociais. Também tem convocado os eleitores por meio de carros de som e a distribuição domiciliar de panfletos, pelos agentes de saúde, e também nos postos de atendimento durante a campanha de vacinação contra a raiva. Ainda houve distribuição de cartões e cartilhas informativas no Estádio João Ribeiro, na partida da semifinal do Campeonato Tocantinense.

Outra ação realizada pela 9ª ZE foi voltada aos eleitores indígenas. Na semana de celebração do Dia do Índio houve a realização de atendimentos itinerantes nas outras 6 cidades que integram a Zona Eleitoral de Tocantinópolis.

Consequências

Caso o eleitor não compareça no prazo estabelecido poderá ter o título eleitoral cancelado e deixar de ingressar em faculdades, tomar posse em concurso público, contrair empréstimo em instituições bancárias, entre outras.

Comentários pelo Facebook: