Sobral – 300×100
Seet

Cinco dos oito deputados federais do Tocantins votaram a favor da terceirização; veja a relação

Agnaldo Araujo -
Foto: Edição/AF Notícias
Os cinco deputados federais tocantinenses que votaram a favor da terceirização

Cinco dos oito deputados federais do Tocantins votaram a favor do Projeto de Lei 4302/98, que permite o uso da terceirização em todas as áreas das empresas brasileiras, inclusive a principal, no setor público e privado. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (22/03), com um total de 231 votos a favor e apenas 188 votos contra.

Do Tocantins, votaram a favor os deputados César Halum (PRB), Carlos Henrique Gaguim (PTN), Lázaro Botelho (PP), Vicentino Júnior (PR) e Irajá Abreu (PSD). Apenas Josi Nunes (PMDB) e Professora Dorinha votaram contra a proposta. Já a deputada Dulce Miranda (PMDB) não compareceu à votação.

A aprovação da terceirização, umas das prioridades do presidente Michel Temer (PMDB), foi possível graças a um acordo entre os presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Atendendo aos pedidos de Temer, eles decidiram priorizar o projeto de 1998, aprovado no Senado ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, para facilitar a aprovação. Assim, foi deixado de lado o texto bancado em 2015 pelo então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Apenas PT, PDT, PCdoB, PSOL, Rede e PMB, quase todos da base da ex-presidente Dilma Rousseff, orientaram voto contra a terceirização total. Todos os partidos da base aliada de Temer, a começar por PMDB e PSDB, votaram a favor da proposta.

Especialistas e opositores à proposta dizem que as mudanças farão com que, gradativamente, os empregadores, que serão empresas terceirizadas, passem a substituir a carteira assinada e os direitos a ela ligados por contratos temporários de trabalho.

O projeto agora vai à sanção de Temer com bem menos salvaguardas para o trabalhador do que o debatido em 2015.

Veja a relação dos votos

Nome Partido Voto
Carlos Gaguim PTN Sim
César Halum PRB Sim
Professora Dorinha DEM Não
Josi Nunes PMDB Não
Irajá Abreu PSD Sim
Lázaro Botelho PP Sim
Vicentino Júnior PR Sim
Dulce Miranda PMDB Não compareceu

Veja mais sobre…

Deputados federais aprovam projeto que libera terceirização ampla nos setores público e privado

Comentários pelo Facebook: