Cirurgião tocantinense presidirá Conselho Federal de Odontologia por mais 3 anos

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Juliano do Vale, presidente do CFO

O cirurgião-dentista Juliano do Vale continuará na presidência do Conselho Federal de Odontologia (CFO) por mais três anos. Na última quinta-feira (5) ele registrou a candidatura o pleito que terá chapa única, marcado para o dia 4 de julho. Juliano é mineiro de Tupaciguara e que vive no Tocantins, então norte de Goiás, há 41 anos.

O novo mandato começa no dia 8 de dezembro de 2018 a 7 de dezembro de 2021. “Ao conseguir unir forças e aglutinar um número tão  expressivo de apoio dos conselhos regionais e demais entidades, a ponto de termos uma única chapa concorrendo nesta eleição, fica claro que estamos no caminho certo”, afirmou Vale.

Dos 18 conselheiros federais, 13 são novos. “É uma das maiores renovações da história do CFO. A renovação mostra que cada vez mais os dentistas estão sendo representados, com a diversificação dos dirigentes”, disse.

Ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO) por três mandatos, Juliano do Vale exerce o cargo de presidente do CFO desde julho de 2016. Desde então, implementou mudanças na gestão, com foco na parceria e ação conjunta perante os conselhos regionais e iniciativas voltadas à valorização e fortalecimento da odontologia no país.

A mudança definitiva da sede do CFO para Brasília, em edifício próprio de aproximadamente 5 mil metros quadrados é uma das conquistas da gestão atual, além de adotar medidas administrativas que resultaram na redução de gastos e melhoria da prestação dos serviços. Também intensificou junto às autoridades do Executivo para que seja obrigatória a presença de cirurgiões-dentistas em hospitais.

Outra iniciativa importante foi a criação da Frente Parlamentar da Odontologia, no Congresso Nacional, fundamental para ampliar a representatividade e defesa do setor e de seus profissionais nas discussões sobre leis no Parlamento brasileiro.

O CFO também mantém acompanhamento permanente da aplicação de R$ 344,3 milhões anunciados pelo governo federal em benefício da saúde bucal do país. Anunciada pelo presidente Michel Temer em 2017, a verba se destina à compra de 10 mil cadeiras odontológicas e 17 unidades odontológicas móveis (UOMs) e custeio de 2.299 equipes de saúde bucal e 34 equipes de UOMs, beneficiando 104 milhões de pessoas através do Programa de Atenção à Saúde Bucal. Convidado pelo presidente da República, Juliano do Vale participou da cerimônia e discursou no evento.

Comentários pelo Facebook: