Sobral – 300×100
Seet

Clínica-Escola Mundo Autista é inaugurada e atenderá mais de 200 crianças em Araguaína

Agnaldo Araujo -
Foto: Marcos Filho
A clínica vai atender mais de 200 crianças

Com três filhos autistas, a dona de casa Maria Dark Silva Pereira começou o tratamento deles esta semana gratuitamente na Rede Pública Municipal de Araguaína (TO). Além de seus filhos, mais 200 crianças matriculadas nas escolas e creches municipais têm atendimento especializado no transtorno autista com terapeuta, psicopedagogo, médico, fisioterapeuta, psicólogo e arte terapia. A Clínica-Escola Mundo Autista começou a funcionar na última segunda-feira (05/09), no Centro Municipal de Fisioterapia, no Bairro São João.

Os meus filhos estavam até sem médico adequado. Quantas vezes eles já ficaram sem atendimento? Até seis meses, e eles não podem ficar sem medicação. Agora eles têm fono, psicopedagoga, médico, dentista, tudo de graça. Eu mesmo não podia pagar fono para os meus filhos. Vai ajudar muitas pessoas que não tem condição de pagar”, disse Maria.

Sonho de mãe 

A médica e presidente da Associação de Mães Mundo Autista, Luciana Santana, disse que a clínica é a realização de um sonho para as mães. “Tirar esse projeto do papel é a realização de um sonho”, falou.

A inclusão social do autista em escolas de ensino regular é o foco principal da clínica, a terceira pública já implantada no País. O acompanhamento de crianças, adolescentes e jovens com autismo minimizará os prejuízos cognitivos e comportamentais com uma correta abordagem pela família e pelos profissionais que trabalham diretamente com eles nas escolas e creches.

Ronaldo Dimas

Para Dimas, a implantação da clínica faz parte de seus compromissos de criar ambientes públicos de atendimento especializado. “Além da Clínica-Escola do Autismo, criamos a única clínica pública do estado em fisioterapia, com atendimento com hora marcada, e transformaremos a UPA Norte em uma clínica para a mulher, com exames e atendimentos voltados para elas”, afirmou.

Comentários pelo Facebook: