Sobral – 300×100
Seet

Comissão que busca novos rumos para o Tocantins realiza debate em Araguaína

Agnaldo Araujo - |
Foto: Antônio Gonçalves
O debate em Araguaína vai ocorrer na UFT, unidade Cimba

A Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo), da Assembleia Legislativa, realiza um debate em Araguaína na próxima quinta-feira (29), na Universidade Federal do Tocantins, unidade Cimba.

Na próxima semana, o encontro será na região do Bico do Papagaio, quando chega em Augustinópolis na sexta-feira (30). Lá, o encontro vai ser realizado no campus da Universidade do Tocantins (Unitins), localizado no Colégio La Salle. As atividades vão encerrar a primeira etapa de discussões da Cenovo.

Tendo em vista que a proposta da comissão é envolver o maior número de municípios nas discussões, o presidente da Cenovo, deputado Paulo Mourão (PT), ressaltou a importância de envolver a sociedade, como um todo, para que os resultados reflitam os anseios da população tocantinense. “É a participação cidadã quem vai garantir que as mudanças almejadas pela sociedade tocantinense sejam efetivadas”, destacou.

A Cenovo vem debatendo com os segmentos da sociedade, instituições, universidades, federações, sindicatos como enfrentar os problemas do Estado, apontando soluções para promover políticas eficientes e práticas. Uma das metas é dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos e fazer a retomada da confiança em um Estado eficiente. As ações ainda devem promover a redução das desigualdades sociais, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, educação, saúde, segurança pública, cadeias produtivas e sustentabilidade ambiental.

Neste sentido o deputado Paulo Mourão reafirmou a importância do debate que vai culminar na formação de um Conselho Cidadão para garantir que as propostas da Cenovo sejam colocadas em práticas como política pública de Estado. “Os deputados deverão garantir recursos já no orçamento de 2018 e com a formação do Conselho vamos poder acompanhar a execução”, ponderou o parlamentar.

A Cenovo é presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT), tendo como vice, o deputado Valdemar Júnior (PMDB), e membros efetivos os deputados Alan Barbiero (PSB), Solange Duailibe (PR) e Osires Damaso (PSC).

Inscrições

Os participantes terão direito a certificado de 6 horas. Os interessados em participar da discussão em Araguaína basta clicar aqui para realizar sua inscrição. Já os que querem participar em Augustinópolis deve clicar aqui.

Entendendo a Cenovo

A Cenovo é uma comissão da Assembleia criada para debater os gargalos do desenvolvimento do Estado e pretende discutir soluções com a sociedade. Durante as sessões itinerantes, neste mês de junho, a Cenovo vai percorrer, além de Palmas, as cidades de Gurupi, no dia 22; Porto Nacional, dia 23; Araguaína, dia 29; e Augustinópolis, dia 30.

A dinâmica das sessões segue uma interação ampliada no primeiro momento e em seguida os presentes se dirigem à uma das cinco temáticas em discussão pela Cenovo:

I) Política de desenvolvimento,projetos estruturantes de investimentos. Cadeias produtivas e sustentabilidade ambiental;

II) Política fiscal, tributária, de pessoal e previdenciária;

III) Política de ciência, tecnologia, inovação, educação e cultura empreendedora;

IV) Política de segurança pública, defesa e inclusão social;

V) Política de saúde e bem estar.

Ao fim de cada debate regional é feito um relatório, sendo que um relatório final será emitido ao término de todas as discussões. Este irá conter um diagnóstico competitivo do Tocantins.

Comentários pelo Facebook: