Sobral – 300×100
Seet

Contribuição para implantar UTI Pediátrica de Araguaína gera retorno financeiro de 12,25% no Imposto de Renda

Redação AF -
Foto: Marcos Filho
UTI Pediátrica e Fundo da Infância e Adolescente são discutidos em Araguaína

Quem presta a declaração do Imposto de Renda (IR) pode contribuir com o Fundo da Infância e Juventude (FIA) de Araguaína.  O investimento no fundo, além de contribuir com a instalação de uma UTI Pediátrica pública, que beneficiará crianças de toda a região, ainda pode gerar retorno de 12,25% para a pessoa após um ano.

Se o investimento for realizado nesse ano de 2017, o retorno virá já em 2018. Por exemplo, se a pessoa investir R$ 5 mil, receberá os mesmos cinco mil com o acréscimo da taxa Selic.

O retorno é maior que o da poupança e também que os fundos de renda fixa, que rendem em média 6% e 9,1% ao ano, respectivamente. Já o investimento no Fundo da Infância e Adolescência de Araguaína tem um retorno de 12,25% ao ano, e ainda livre de impostos.

Como fazer

Pessoas físicas podem destinar até 6%, desde que preencham a declaração de IR na versão completa, e pessoa jurídica, 1%, desde que sejam tributadas como lucro real. Para fazer o investimento, o primeiro passo é acessar o site da Prefeitura de Araguaína e acessar o link: http://fia.araguaina.to.gov.br/.

Este espaço é uma página exclusiva do FIA, onde há um formulário a ser preenchido, com a especificação do valor da doação. Após esse procedimento, será emitido um boleto, uma guia DAM, e a pessoa efetuará o pagamento.

Receita Federal

Outra forma de colaborar com a UTI Pediátrica de Araguaína é realizar a destinação diretamente na página da Receita Federal, no momento de declarar o IR. O próprio sistema da Receita Federal já está preparado para calcular o valor que cada pessoa pode destinar ao FIA.

Por esse sistema, as pessoas físicas podem destinar apenas 3%, e já recebem o valor doado no mesmo ano, desde que haja imposto a receber. Por essa via, após preencher todos os campos da declaração, deve o contribuinte clicar em “resumo da declaração” e “doação diretamente do ECA”.

Neste campo, o contribuinte escolhe o FIA de Araguaína, dentre tantas outras cidades que podem ser beneficiadas, imprime a guia DARF, paga no banco e depois é só aguardar a restituição do IR com acréscimo de 12,25%.

Outras doações

Independente de declarar imposto de renda ou não, qualquer pessoa pode doar para o FIA de Araguaína, basta acessar o site http://fia.araguaina.to.gov.br/ ou depositar qualquer valor diretamente na conta do FIA: Banco do Brasil, agência 0638-6, conta corrente 77.217-8, CNPJ do FIA nº 18.786.212/0001-01.

FIA

O FIA é um instrumento legal, criado em 1990, que permite à sociedade ajudar as crianças e adolescentes brasileiros. O fundo é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Sua missão mais importante é colaborar na formulação de políticas públicas de garantia de direitos na área da infância e adolescência, bem como implementar e articular serviços e ações de proteção social, de natureza especial, essencialmente voltados para crianças e adolescentes que se encontram com seus direitos violados e ou ameaçados.

Os recursos do fundo, arrecadados através de doações, são destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas a esse público.

Comentários pelo Facebook: