Convenções partidárias serão neste fim de semana; TRE mantém novas eleições para 3 de junho

Agnaldo Araujo - - 950 views
Foto: Divulgação
TRE decidirá o novo cronograma das eleições de junho nessa quinta-feira (19)

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) manteve a data inicialmente marcada das eleições suplementares para os cargos de governador e vice-governador, em 3 de junho. O novo calendário eleitoral foi redefinido após o TSE rejeitar os embargos de declaração do governador Marcelo Miranda e manter a cassação do mandato.

O presidente do TRE, desembargador Marco Vilas Boas, explicou durante sessão extraordinária na manhã desta quinta (19) que todas as resolução já publicadas serão mantidas, com exceção dos prazos.

As convenções partidárias, para escolha dos candidatos, foram marcadas para os dias 21 e 22 de abril, próximo sábado e domingo. O registro da candidatura será no dia 23 de abril e todos os pedidos serão julgados até o dia 18 de maio, conforme programação anterior.

Em 2018, o Tocantins poderá ter até quatro eleições para governador devido à possibilidade de segundo turno, caso o candidato mais votação não supere os 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Ainda nesta quinta-feira (17) o TRE deve notificar o governador cassado Marcelo Miranda e a vice Cláudia Lelis para que deixem o Palácio Araguaia, bem como o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), para assumir o mandato interino até a realização da eleição.

O calendário

1º Turno

21 e 22 de abril – Convenção;
23 de abril – Registro da candidatura – Prazo final (19 horas);
24 de abril – Início da propaganda eleitoral;
18 de maio – Prazo máximo para julgamento do registro de candidatura;
22 de maio – Prazo máximo para substituição do candidato (respeitando o prazo de 12 dias antes da eleição);
02 de junho – Termino da propaganda eleitoral (primeiro turno);
03 de junho – Eleições Suplementares

2º Turno

04 de junho – Início da propaganda eleitoral;
23 de junho – Termino da propaganda eleitoral;
24 de junho – Eleições;

Comentários pelo Facebook: