Sobral – 300×100
Seet

Crítica de Amastha à idade de Siqueira tem repercussão negativa no meio político: ‘grande tiro no pé’

Redação AF - |
Foto: Divulgação/Facebook
Reunião com vereadores de Araguaína

O prefeito da capital, Carlos Amastha cumpriu agenda política e institucional em Araguaína no sábado (23), onde participou de leilão beneficente em prol da construção do Hospital do Câncer do Tocantins e também de jantar com a presença de 15 vereadores da cidade, e outros líderes locais.

Mas uma fala do prefeito repercutiu negativamente no meio político. Durante o bate-papo, ele afirmou que o Senado Federal não é lugar para um “ancião de 90 anos”, referindo-se à pré-candidatura do ex-governador Siqueira Campos.

Segundo uma fonte, Amastha justificou seu argumento indagando quantos ali tinham pai ou mãe com mais de 90 anos. Apenas o seu secretário de Governo, o ex-deputado Júnior Coimbra, respondeu que sua mãe está com 92 anos. “Pois, com todo respeito, eu não mandaria sua mãe para o Senado”, retrucou Amastha.

Já no meio político, líderes ouvidos pelo AF interpretaram a crítica de Amastha como ‘preconceito à terceira idade’ e ‘ofensas gratuitas’ aos adversários. “Logo ele que adora se vitimizar por ter nascido na Colombia. O crime de preconceito contra a terceira idade é mais grave que xenofobia.  O arquiteto Oscar Niemayer assinou projeto com 103 anos de idade. Se tem alguém que pode aposentar o Siqueira facilmente é a democracia, basta o povo não votar. Política não é lugar de extremistas, pois todos os extremistas prestam um desserviço à democracia”, avaliou a fonte, que preferiu não se identificar.

Já outra fonte consultada pelo AF amenizou a crítica de Amastha. “Ele quis dizer que o ex-governador já tinha dado sua enorme contribuição ao Tocantins e que agora podia descansar. Não vi como preconceito”, disse.

Já a terceira fonte ouvida pelo AF avaliou negativamente alguns posicionamentos adotados pelo prefeito Amastha durante sua visita a Araguaína. “Ele deu um grande tiro no pé com essa visita na cidade que é berço de tradição política. Colocou todo mundo na mesma vala, como vagabundos. Generalização e preconceito contra os representantes da cidade. Ao contrário da senadora Kátia Abreu, que buscou agregar até com o Eduardo Gomes, com quem teve profundo desentendimento”, resumiu a fonte.

Já esse ano, Amastha visitou o ex-governador em sua residência, onde aproveitou para tecer elogios e pedir apoio, descrevendo-o como  “um homem sem igual”. No último dia 18, Siqueira divulgou uma carta questionando a coerência do prefeito.

SENADO = ASSEMBLEIA DOS EXPERIENTES

O termo ‘Senado’ tem sua origem na palavra latina senātus, que por sua vez tem origem em sénior. O termo era usado para o Senado romano, assim denominado por ser a assembleia dos séniores, integrada pelos mais sábios e experientes membros da sociedade.

Comentários pelo Facebook: