Deputada Amália Santana sofre AVC e está internada na UTI do Hospital Dom Orione

Redação AF -
Foto: Divulgação
Deputada Amália Santana está na UTI do hospital

A deputada estadual do Tocantins, Amália Santana (PT) está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Dom Orione, em Araguaína, norte do Estado, desde a madrugada desta sexta-feira (16), quando ela sofreu um acidente vascular cerebral. Amália é da cidade de Colinas do Tocantins e irmã do ex-prefeito da cidade, José Santana.

A deputada Valderez Castelo Branco (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa, está acompanhando e prestando assistência à colega no hospital. Amália deve ser submetida a cirurgia.

Em nota, a assessoria de comunicação do HDO disse que a deputada deu entrada no pronto atendimento da unidade e está sendo examinada para uma avaliação diagnóstica por uma equipe multiprofissional. Após o atendimento, a equipe divulgará boletim médico.

O irmão da deputada, José Santana, informou que Amália foi socorrida pelo marido, por volta das 23h, e levada para o Hospital Municipal de Colinas. Depois, ela foi transferida pelo Corpo de Bombeiros para o Dom Orione, onde chegou por volta de 3h da madrugada. Ela estava consciente, mas não conseguia conversar.

Biografia

Amália Maria Santana da Silva (PT), natural de Itaberaí, Goiás, nasceu em 28 de dezembro de 1962. Desde 1972, Amália reside na cidade de Colinas do Tocantins. A goiana é servidora pública estadual concursada como técnica de enfermagem. Sua vida pública começou muito cedo, quando, ao lado do irmão, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Colinas, José Santana Neto (PT), militou nos movimentos sociais e na defesa do funcionalismo público. Amália exerceu seu segundo mandato de vereadora pelo PT na cidade de Colinas. Na história do município, foi a vereadora que se elegeu e se reelegeu com o maior número de votos. Na eleição de 2006, ficou como primeira suplente de deputada estadual também pelo PT. Já na eleição de 2010, conseguiu pela primeira vez se eleger para o Parlamento Estadual, obtendo sua maior votação na cidade de Colinas. Nas eleições de 2014, conquista seu segundo mandato de deputada estadual. Amália é filha de José Santana Filho e Célia Alves Santana, casada com Paulo Jesus da Silva, e mãe de Paola Maiara Santana da Silva Mendes, Fabrício Jerônimo Santana da Silva e Samara Maiara Santana da Silva.

Comentários pelo Facebook: