Seet
Sobral – 300×100

CPI vai investigar possível cartel nos postos de combustíveis do Tocantins

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Preços dos combustíveis

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi proposta na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (23), para investigar um possível cartel nos postos de combustíveis no Tocantins. O problema, segundo o autor da proposta, é mais grave em Palmas.

Recentemente, reportagem do AF Notícias mostrou que os donos de postos de combustíveis do Tocantins têm o 9º maior lucro do país na venda de gasolina, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Conforme o deputado Valdemar Júnior (PSD), a proposta de criação da CPI partiu da reclamação de pessoas que o procuram constantemente para questionar o preço dos combustíveis, sobretudo na capital.

“É preciso verificarmos se os preços [em Palmas] se justificam. Por que a diferença de preços [entre Palmas e cidades vizinhas] é tão grande? Será que os que vendem mais barato estão adulterando os combustíveis? Temos que investigar isso”, defendeu o parlamentar.

Valdemar fez ainda uma comparação entre os preços dos combustíveis em Palmas e Porto Nacional, distante cerca de 60 Km. Na capital, o litro da gasolina é comercializada por até R$ 4,15; na cidade vizinha, o mesmo combustível é vendido a R$ 3,50 o litro.

Apoio

Além do autor da proposta, o pedido de CPI foi assinado por outros 16 deputados estaduais. São eles: Toinho Andrade (PSD), Vilmar do Detran (SD), Junior Evangelista (PRTB), Zé Roberto (PT), Amália Santana (PT), Amélio Cayres (SD), Cleinton Cardoso (PSL), Wanderlei Barbosa (SD), Nilton Franco (PMDB), Elenil da Penha (PMDB), Rocha Miranda (PMDB), Eli Borges (PROS), Ricardo Ayres (PSB), Olyntho Neto (PSDB), José Salomão (PT) e Luana Ribeiro (PR).

A CPI

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a Comissão Parlamentar de Inquérito apura fato determinado e por prazo certo. Ela tem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos em lei e no Regimento da Casa de Leis do Estado.

Cartel

É uma associação entre empresas do mesmo ramo de produção com o objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência.

Comentários pelo Facebook: