Sobral – 300×100
Seet

Deputado sugere que Governo aproveite novela da Globo para divulgar turismo no Jalapão

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
Jalapão - Paraíso tocantinense

O Governo do Estado foi cobrado a desenvolver ações de infraestrutura para atender antigas demandas da região do Jalapão, que está sendo palco da gravação da nova novela das 21 horas da Rede Globo “O Outro Lado do Paraíso”. A cobrança é do deputado Wanderlei Barbosa (SD).

O parlamentar solicitou obras para que também seja facilitada a logística para a produção da novela, ‘uma vez que o fato representa um momento ímpar para a divulgação do potencial turístico do local’. “O Governo precisa acordar para a oportunidade que representa a gravação de uma novela da Globo nessa região, pois trata-se de uma importante mídia espontânea”, alertou.

Barbosa cobrou do Executivo, especialmente, melhorias nas estradas que dão acesso aos municípios da região. Segundo ele, as boas condições da malha viária é algo essencial para qualquer iniciativa que pretenda melhorar as condições de vida dos moradores e aproveitar o potencial turístico no Jalapão.

Ele também afirmou que vai propor oficialmente uma audiência pública para debater melhor os problemas da região. “Tudo que envolve o Jalapão, como sua infraestrutura, serviços essenciais, potencial turístico e proteção do meio ambiente, deve ser pauta dessa audiência, porque são demandas antigas que precisam vir à tona e serem solucionadas”, pontuou.

A novela

“O Outro Lado do Paraíso” é um drama que mostrará a disputa entre duas famílias poderosas por uma mina de esmeraldas. A estreia está prevista para o início de outubro. Fazem parte do elenco nomes como Bianca Bin, Lima Duarte, Grazi Massafera, Fernanda Montenegro, Eliane Giardini, Juca de Oliveira, Nathalia Timberg, Juliano Cazarré, Fabíula Nascimento e Thiago Fragoso. A direção artística é de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder.

Jalapão

O Jalapão ocupa uma área de 34 mil km² (12 mil a mais que o Estado de Sergipe) no centro-leste do Tocantins, fazendo fronteira com os estados da Bahia, Piauí e Maranhão. A região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado.

É cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis. A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. É um lugar ideal para contemplação da natureza, ecoturismo e prática de esportes de aventura.

Atrativos

Os principais atrativos são: Cachoeira da Velha, as Dunas, cartão postal do Jalapão; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos; a Serra do Espirito Santo, formação rochosa; a Cachoeira da Formiga e os Fervedouros, com suas águas transparentes, onde é impossível afundar.

Meio ambiente

Conforme o Governo do Estado, o Jalapão conta com os seguintes instrumentos de conservação: o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

Comentários pelo Facebook: