Sobral – 300×100
Seet

Desempregados conquistam vaga no mercado de trabalho através de cursos gratuitos ofertados em Araguaína

Agnaldo Araujo -
Foto: Marcos Filho
Diana recebeu certificado do curso de empreendedorismo em junho

Os araguainenses que desejam entrar ou voltar ao mercado de trabalho, e não sabiam por onde começar, agora podem contar com o apoio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O programa começou a funcionar há dois meses na cidade.

Esta é a primeira vez que a prefeitura aderiu ao programa, que é do Governo Federal e destinado para usuários da política de assistência social dos municípios. Além de orientar jovens para participar de cursos, o programa oferece palestras, oficinas, ensina como fazer um bom currículo e também orienta a realizar o cadastro no Sistema no Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Cursos abertos

Estão com inscrições abertas cursos de instalação hidráulica; de panificação em doces e salgados; fabricação de bombons, de trufas e informática básica. As pessoas interessadas podem procurar a sede da Secretaria do Trabalho e fazer sua inscrição.

A secretaria fica localizada na Rua Humberto Campos, 508, no Bairro São João. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Durante a realização do curso, os participantes recebem vale-transporte, alimentação no período da capacitação e material impresso. Os cursos são uma parceria da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e empresa BRK Ambiental.

Mais pessoas capacitadas

Em junho, cerca de 100 pessoas receberam cursos com orientação do Acessuas Trabalho, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) 3, no Residencial Lago Azul. Atualmente, 169 alunos de 18 turmas realizam cursos no Centro de Geração de Renda. Em parceria com o Sistema S, são 320 alunos em 36 turmas.

Transformação

O programa já está mudando a vida de muitas pessoas, como a da Diana dos Santos Macêdo, de 28 anos, que está recebendo qualificação profissional. “Eu já terminei cursos do programa e me sinto mais preparada para entrar no mercado de trabalho. Agora estou realizando o curso de tapete, o que será ótimo, pois tenho filhos pequenos e vou poder trabalhar em casa”, contou.

De acordo com o coordenador do programa, Diego Alves, o programa está sendo bem aceito pela comunidade. “Percebemos que os jovens ficam mais confiantes e motivados quando realizam os cursos”, destacou.

Mais formação

Desde 2013, mais de quatro mil pessoas já receberam formação profissional ofertada pela Prefeitura de Araguaína. Só pelo Centro de Geração de Renda, que está em funcionamento desde 2014, já foram qualificadas 1.723 pessoas, com 120 turmas formadas em diversos cursos. (Gláucia Mendes)

Comentários pelo Facebook: