Seet
Sobral – 300×100

Desfile da Independência reúne mais de 1.400 alunos da rede pública e centenas de pessoas em Araguaína

Redação AF - | - 502 views
Foto: Marcos Filho
Desfile 7 de Setembro desse ano mudou para a Rua 2 de Julho, no centro da cidade.

Centenas de pessoas prestigiaram o desfile cívico em Araguaína, nesta quarta-feira, 7 de setembro. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, teve a participação das escolas municipais e estaduais, da Universidade da Maturidade (UMA), do Grupo de Idosos Movimento Saúde, entidades civis, grupo de patinadores e de skatistas, motogrupo, quadrilha junina, além de integrantes do Corpo de Bombeiros, banda de música da Polícia Militar e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército.

Neste ano, o desfile aconteceu na rua 2 de julho até o Parque Cimba.  A Polícia Militar não divulgou estimativa de público.

As escolas municipais apresentaram a regionalização cultural do Brasil, expondo as principais características e movimentos culturais dos Estados que compõem a Região Norte do País. Um dos destaques do desfile das escolas foi a apresentação do Tocantins, com as quebradeiras de coco representadas pelas alunas, o capim dourado, e o hino do Estado cantado por uma aluna, emocionando os presentes.

Outro destaque foi o pelotão do Colégio da Polícia Militar de Araguaína, que arrancou aplausos da população e finalizou o desfile com chave de ouro juntamente com os militares do Batalhão de Infantaria de Selva do Exército.

Foto: Ascom/CPM
Desfile do Colégio Militar de Araguaína

desfile2
Entre o público, estava Naira Cristina Maia Ferreira, que parabenizou a organização do desfile. “Muito bom a participação das escolas, os alunos; muito bonito, muito bem organizado. Fazia muitos anos que não vinha assistir, prestigiar esse momento do desfile 7 de setembro. Muito bonito!”

Outra moradora que prestigiou o desfile foi Sandra Silva. “O desfile tá ótimo, muito bem organizado. Uma tradição que deve ser mantida como todas as outras aqui em Araguaína”, destacou.

Foto: Marcos Filho
Um dos destaques do desfile foi a apresentação de uma aluna da rede municipal de ensino cantando o hino do Tocantins

Escola de Artes

Em conversa com populares, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, destacou a implantação da Escola de Arte, a primeira da cidade, que vai oferecer cursos de teatro, aulas de dança, capoeira, música e reciclagem. A unidade, instalada no Setor Maracanã, terá capacidade para 1.200 alunos, distribuídos em várias turmas, nos horários matutino, vespertino e noturno. Só no teatro, serão ofertadas 300 vagas. As famílias dos catadores de material reciclável terão prioridade para fazer as inscrições dos cursos. O objetivo é promover a inclusão social ao abrir uma nova perspectiva de vida dentro do trabalho sustentável.

Foto: Marcos Filho
Também uma das quadrilhas juninas de Araguaína participou do desfile cívico

 

Comentários pelo Facebook: